Quando nos tornamos, oficialmente, adultos?
Sua personalidade, experiências, carreira e circunstâncias específicas podem influenciar em quanto tempo se espera que você assuma responsabilidades adultas.

Nem todo mundo cresce no mesmo ritmo, embora a lei dos EUA estime que você atinja a idade adulta quando completar 18 anos.Esta é a idade em que você é tratado como um adulto em termos de responsabilidade criminal. No entanto, os estados diferem na “maioridade civil”, o que significa que você não necessariamente obtém todos os direitos e privilégios reservados para adultos naquele momento.
Por exemplo, cidadãos dos EUA podem votar ou fazer uma tatuagem sem o consentimento de seus pais quando tiverem 18 anos, mas não podem legalmente comprar ou consumir álcool até o aniversário de 21 anos. Os jovens americanos estão sujeitos a restrições e taxas extras se quiserem alugar um carro antes dos 25 anos – mesmo que tenham obtido uma carteira de motorista quando completar 16 anos e ganhem a vida há anos.
Mesmo os sinais físicos de maturidade não fornecem uma resposta fácil a essa pergunta. A puberdade traz mudanças físicas associadas à idade adulta, como pelos faciais ou desenvolvimento de mamas. Também marca o início da maturidade sexual – poder ter filhos. Essas mudanças não acontecem ao mesmo tempo para todos.
Por exemplo, as meninas normalmente começam a passar pela puberdade e começam a parecer adultas em uma idade mais precoce do que os meninos. Algumas pessoas não parecem adultas até chegarem aos 20 anos.
Na minha opinião, como professor de psicologia do desenvolvimento, o que realmente importa em termos de se tornar um adulto é como as pessoas se sentem e se comportam, e as responsabilidades que elas lidam.
Mesmo que você tenha desenvolvido um paladar sofisticado quando completar 18 anos, você ainda não é necessariamente um adulto completo.
A idade nos marcos pode variar
Como todo mundo é único, não há uma linha do tempo padrão para crescer. Algumas pessoas aprendem a controlar suas emoções, desenvolver o julgamento para tomar boas decisões e conseguir ganhar o suficiente para se sustentar aos 18 anos.
Outros demoram mais.
A maioridade também varia devido às diferenças culturais. Em algumas famílias, espera-se que você permaneça financeiramente dependente de seus pais até a casa dos 20 anos, ao receber uma educação universitária ou treinamento profissional.
Mesmo dentro de uma família, sua personalidade, experiências, carreira e circunstâncias específicas podem influenciar em quanto tempo se espera que você assuma responsabilidades adultas.
Alguns jovens tecnicamente entram na idade adulta antes de completar 18 anos através de um processo chamado “emancipação” – um status legal que indica que um jovem é responsável por seus próprios assuntos financeiros e obrigações médicas.
A independência econômica é difícil de alcançar para jovens adolescentes, no entanto, porque o trabalho infantil é restrito e regulamentado nos EUA pela lei federal, com os estados estabelecendo algumas dessas regras. Os estados também determinam quantos anos você precisa ter para se casar. Na maioria dos estados, isso tem 18 anos. Mas alguns estados permitem o casamento em qualquer idade.
Diferenciando entre crianças e adultos
Entender as diferenças entre como crianças e adultos pensam pode ajudar a explicar quando uma criança se torna adulta.
Por exemplo, as crianças tendem a pensar concretamente e podem lutar mais do que os adultos com conceitos abstratos como justiça ou cenários hipotéticos.
Crianças e adolescentes também têm capacidade de atenção mais curta do que os adultos e se distraem mais facilmente, enquanto os adultos geralmente são melhores em filtrar distrações.
Além do mais, as crianças, especialmente as pequenas, tendem a ter mais problemas para controlar suas emoções. Eles são mais propensos a chorar ou gritar quando estão frustrados ou chateados do que os adultos.
Uma razão pela qual ser totalmente adulto quando você completar 18 ou mesmo 21 anos pode não ser possível é por causa dos nossos cérebros. O córtex pré-frontal, que é uma parte do cérebro que desempenha um papel crucial no planejamento e na ponderação de riscos, não se desenvolve totalmente na maioria das pessoas antes do aniversário de 25 anos.
Fazendo escolhas que têm consequências para toda a vida
O atraso na maturidade do cérebro pode dificultar que os jovens adultos considerem totalmente as consequências do mundo real de suas ações e escolhas. Essa incompatibilidade pode explicar por que adolescentes e pessoas com 20 e poucos anos geralmente se envolvem em comportamentos arriscados ou mesmo imprudentes – como dirigir muito rápido, não usar cinto de segurança, usar drogas perigosas, beber demais ou roubar coisas.