Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

3 oportunidades de capacitação profissional para jovens com inscrições abertas

Veja dicas de eventos e cursos on-line com foco em recém-formados e graduandos.

Por Guilherme Eler Atualizado em 14 abr 2021, 16h23 - Publicado em 14 abr 2021, 16h05

Dados do IBGE indicam que o desemprego entre brasileiros de 18 a 24 anos preocupa: o índice ficou em 29,8% no final de 2020, uma alta de 6% em relação ao ano anterior. Com o mercado cada vez mais concorrido e a pandemia de Covid-19 restringindo oportunidades de carreira, o principal antídoto segue sendo aproveitar o tempo livre para investir na qualificação profissional na forma de cursos e eventos.

A boa notícia é que, devido às recomendacões de isolamento social, boa parte dessas experiências estão acontecendo online. Abaixo, listamos três exemplos dois deles 100% gratuitos com inscrições abertas em abril.

“Trampo na prática”

Que tal testar suas habilidades profissionais numa situação de trabalho real? É a proposta do evento Trampo na prática, organizado pela Fundação Estudar. O evento, que é gratuito e limitado a 100 participantes, acontece nos dias 19 e 20 de maio. Jovens poderão participar de painéis de discussão, resolver “cases” – desafios típicos do mercado de trabalho – em grupo, e terão mentoria com representantes de empresas. É oferecido certificado de participação.

Os selecionados serão divididos em grupos para solucionar o desafio proposto por determinada empresa (nas áreas de diversidade e inclusão, saúde mental, sustentabilidade financeira e ambiental, por exemplo). Depois, terão que apresentar seus resultados para representantes das organizações. Itaú e B3 (a Bolsa de Valores brasileira), por exemplo, já confirmaram presença.

A iniciativa é voltada para profissionais em início de carreira, formandos ou que tiveram experiências profissionais entre julho de 2019 e julho de 2021. Para se candidatar, o jovem deve fazer a inscrição neste link. Após preencher seus dados, devem cumprir as etapas do processo de seleção – que incluem testes de lógica, de perfil e inglês, além de gravar um vídeo de apresentação de até 2 minutos. Então, é só aguardar pelo e-mail de confirmação, que deve chegar até 30 dias antes do evento. O prazo de inscrição termina em 16 de abril.

“Jornada Galena”

Continua após a publicidade

A Galena, grupo educacional com foco na inclusão de jovens no mercado de trabalho, e a Mindsight, empresa especializada em ciência de dados para RH, oferecem um curso na área de Vendas e Atendimento ao Cliente. 

Limitado a 60 vagas, ele é gratuito até que o aluno consiga um emprego. Depois de empregado, o participante paga 20% do salário até completar R$6.000 – o valor total do curso. Caso pare de trabalhar no período, os pagamentos são congelados até que esteja empregado de novo.

O treinamento promete garantir uma vaga CLT em uma das empresas parceiras. Na lista, estão nomes grandes do mercado, como Unilever, Ifood, Stone, Quinto Andar e Dell.

O curso tem início no dia 3 de maio, e terá quatro meses de duração. São oito horas de aula por dia, de segunda a sexta, das 9h às 18h.Podem se inscrever jovens de 18 a 24 anos, que tenham se formado na rede pública de ensino e morem em São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre. As inscrições podem ser feitas neste link, e seguem até o dia 16 de abril

“Como melhorar seu trampo”

Oferecido pelo Ensino Social Profissionalizante (Espro), instituição sem fins lucrativos para inserção de jovens no mercado de trabalho, o curso é voltado para jovens de até 24 anos que já possuem alguma experiência profissional e querem aprofundar conhecimentos.

Em dois módulos, o programa abordará questões práticas da vida assalariada, como como organização, planejamento, controle de processos, comunicação e como resolver problemas no ambiente de trabalho. O cadastro pode ser feito até o dia 20 de abril, neste link.

Continua após a publicidade
Publicidade