A importância da leitura para a sua carreira
Tem faltado concentração no seu trabalho? Dedicar um tempinho do dia para as páginas de um livro ajuda a resgatar o foco. E mais: ser inovador e melhorar sua habilidade para negociações. Saiba por quê.
ais da metade da população brasileira não costuma ler. Essa constatação é do levantamento “Retratos da Leitura”, que revelou recentemente que 53% das pessoas não leram nem parte de um livro impresso ou digital de qualquer gênero, incluindo didáticos e religiosos, nos três meses anteriores à pesquisa.
Apesar dos dados serem surpreendentes, você pode estar se perguntando: e o que isso tem a ver com a minha carreira? Afinal, existem outras formas de adquirir conhecimento, atualizar-se e aprender mais sobre um assunto de interesse do seu trabalho.
E, sim, você tem razão. Hoje, o que não nos faltam são opções para investir no lifelong learning, desde especializações em faculdades até pílulas de conhecimento em podcasts. Ou seja, você não precisa necessariamente devorar páginas e mais páginas para se qualificar profissionalmente.
Contudo, existem outros aspectos dessa prática. Um deles é sobre como o ato de sentar e se dedicar por alguns minutos – ou, quem sabe, horas – a um texto pode ajudar a resgatar a nossa capacidade de concentração.
Digo “resgatar” porque, convenhamos, está cada vez mais difícil manter a atenção no lugar. São tantos estímulos, posts para rolar pelo feed e novidades que, às vezes, nos sentimos perdidos em meio a esse mar de informações. E a leitura de um livro, seja impresso, seja digital, pode ser um exercício eficiente para fortalecer o nosso foco.
Segundo um estudo publicado na revista médica Psychological Medicine, crianças que começam a ler desde cedo por prazer tendem a apresentar maior atenção, além de mostrarem menos sinais de estresse e depressão, e terem um desempenho superior em testes cognitivos.
Existe ainda o benefício do desenvolvimento da empatia. Ao ter contato com outras histórias, você amplia a sua capacidade de enxergar o mundo a partir de diferentes perspectivas. Isso não apenas ajuda a compreender melhor as pessoas ao seu redor, mas melhora sua habilidade de lidar com situações complexas no ambiente de trabalho, como conflitos e negociações.
E tem mais um impacto positivo da leitura que não posso deixar de comentar: o ganho de repertório, algo fundamental para qualquer profissional. Ao ler conteúdos variados, desde uma novela policial até um livro mais técnico, você está aumentando a sua “coleção” de informações, o que, consequentemente, ajuda na criatividade e no senso crítico.
Pessoas que carregam uma “bagagem” diversa costumam conectar ideias com mais facilidade, identificar soluções inovadoras para problemas e, muitas vezes, se destacam em discussões estratégicas. Essa amplitude de visão e pensamento é um diferencial competitivo valioso em um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico e exigente.
Nos sentimos perdidos em meio a esse mar de informações. E a leitura de um livro, seja impresso, seja digital, pode ser um exercício eficiente para fortalecer o nosso foco.
Mas, diante do resultado da pesquisa que mencionei lá no começo, acredito que retomar o hábito da leitura pode ser uma forma poderosa de se destacar profissionalmente. Além disso, é uma atividade que estimula tanto o desenvolvimento pessoal quanto o crescimento intelectual, trazendo benefícios que nenhuma outra mídia pode substituir completamente.
Por isso, reuni algumas dicas simples para, aos poucos, mudarmos os baixos índices de leitura no Brasil:
- EmpreendedorismoNath Finanças lança novo livro e quer que a sua empresa dê certo
- EmpreendedorismoEstabilidade sem carteira assinada é possível? Novo livro de Nathalia Arcuri quer provar que sim
- EmpreendedorismoA história e os planos da TAG, clube de assinatura de livros que faturou R$ 35 milhões em 2022
Comece com audiolivros
Se a falta de tempo é um obstáculo, experimente investir nesse formato durante deslocamentos ou enquanto realiza tarefas do dia a dia. Além de facilitar o acesso a obras que você gostaria de ler, essa prática pode ser uma porta de entrada para o mundo da leitura.
Escolha livros menores
Ao invés de começar por um calhamaço, opte por obras, digamos, mais enxutas. Isso ajuda a criar uma sensação de conquista ao finalizá-las, incentivando você a continuar lendo.
Crie um ritual diário
Reserve nem que sejam só dez minutos do seu dia para ler – pode ser antes de dormir, durante o café da manhã ou logo ao acordar. O importante é transformar a leitura em um hábito constante.
Pessoas que carregam uma “bagagem” diversa costumam conectar ideias com mais facilidade, identificar soluções inovadoras para problemas e, muitas vezes, se destacam em discussões estratégicas.
Troque parte de seu tempo de tela por leitura
Defina momentos no dia em que você, em vez de checar as redes sociais, vai ler algumas páginas. A ideia não é banir o celular de vez ou deixar de acompanhar aquela série em um streaming, mas variar vez ou outra de atividade.
Com pequenas mudanças, é possível incluir a leitura na sua rotina, colher os benefícios tanto na vida pessoal quanto na sua carreira e, quem sabe, mudar o resultado da pesquisa no próximo ano.