Um MBA pode me garantir uma promoção?
O diploma não é bilhete dourado. Até ajuda a crescer na carreira, mas depende da empresa em que você trabalha e do curso que você fizer.
Garantir, nada garante. Mas ajuda. Só depende da empresa em que você trabalha e do curso que você fizer. Vamos do começo: MBA é a sigla em inglês para Mestrado em Negócios e Administração. É um curso sobre o mundo corporativo.
O MBA não vai te dar um título de mestre. No Brasil, esse curso é considerado uma pós-graduação em gestão empresarial. Ele pode até ser voltado para uma área específica, como Gestão de Pessoas ou Marketing, mas, para ser considerado um MBA de verdade, precisa ter pelo menos dois terços do tempo dedicado às disciplinas de gestão e administração, como finanças, estratégia e comportamento organizacional.
Por exemplo, um profissional de TI vai buscar por cursos de especialização para atividades do dia a dia, como programação, para crescer na carreira. Se ele quiser ser promovido a diretor de TI, o MBA pode ser uma boa ideia.
Só que diploma não é bilhete dourado. O salário de quem faz um MBA chega a subir até 14%, mas só 39% dos estudantes são promovidos. Quem fez essa pesquisa foi a associação de escolas de negócios Executive MBA Council.
Segundo Sergio Margosian, gerente sênior da Michael Page, a maior parte das empresas já nem liga tanto para esse diploma – acordaram para o fato de que cargos de liderança exigem profissionais mão na massa. “O MBA deixou de ser um pré-requisito para o nível executivo e está dando lugar para a experiência profissional e a especialização.”
Tem um outro detalhe. Empresas que fazem questão de executivos com MBA esperam diplomas de escolas de grife. E o MBA é uma formação cara. Cursos da Fundação Dom Cabral e da FGV, duas escolas de renome, superam os R$ 100 mil.