Imagem Blog

Guru

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Perguntas & Respostas

Antecedentes criminais: empresas podem exigir atestado dos candidatos?

Saiba em que casos é necessário apresentar o documento — e o que fazer caso sinta que perceba sinais de discriminação 

Por Camila Almeida
26 abr 2025, 08h00
Foto de uma lupa sobre marcas de digitais humanas.
 (Matthias Kulka/Getty Images)
Continua após publicidade

Para ser admitido em um novo emprego, muitas vezes é preciso atender a uma lista extensa de requisitos. Mas será que a empresa pode exigir que o funcionário não tenha antecedentes criminais? Em alguns casos específicos, sim. Mas apenas quando os cargos exigem um nível de confiança elevado. Caso contrário, a solicitação pode ser considerada uma prática discriminatória.

O atestado de antecedentes criminais mostra se o cidadão que praticou atividades ilegais, com base no que foi registrado nos órgãos de segurança pública, tem alguma pendência junto ao sistema penal. Caso a pessoa tenha cumprido as penas e esteja sem processos ou condenações pendentes, ela tem o direito de receber uma certidão negativa. 

A presença do atestado em processos seletivos não está prevista na CLT, mas pode ocorrer em alguns casos, de acordo com o Tribunal Superior do Trabalho. Alguns exemplos de empregos que podem demandar o atestado são: cuidadores de menores, bancários, vigilantes, trabalhadores que manejam drogas ou armas, funcionários que trabalham com ferramentas cortantes, entre outros.

Caso não haja nenhuma condição que justifique a apresentação do atestado, a exigência pode ser considerada discriminatória. Os candidatos que se sentirem intimidados na seleção por conta desse tipo de prática, podem vir a ser indenizados por danos morais, de acordo com a justiça trabalhista.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

ECONOMIZE ATÉ 65% OFF

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.