Técnicas para falar bem em público
Você tem medo de falar em público? Vai aqui uma técnica milagrosa, no sentido irônico do momento: treinar e treinar.
Por mais que não seja tão simples subir ao palco e desenvolver uma palestra elogiável, forte e com clareza, lembre-se de que todo ser humano começou, num dia. Valorize todo o aprendizado que advém das dificuldades, desafiando-se sempre a dominar mais as palavras.
Separei, abaixo, valiosas reflexões para você usar no dia a dia corporativo. Antes disso, a regra “número um” do comunicador elegante: pensar antes de proferir.
ELABORAR UM ROTEIRO
Texto tem início, meio e fim. Elabore um roteiro, ao menos com palavras-chaves, em acordo ao tempo proposto à apresentação.
Caso use eslaides, tente expor os substantivos e verbos mais importantes, fugindo-se de longas frases clichês. Mostre à plateia domínio textual e temático.
PRECIOSISMO É PREJUÍZO
Um erro muito comum de quem se frustra é criar uma expectativa incoerente à sua realidade: a perfeição. Nenhum ser, no planeta Terra, é perfeito. Você e sua apresentação podem passar por correções, considerações e situações de improviso.
Errar é uma parte muito importante do processo. Nunca se desencoraje por algum ruído ou por alguma crítica maldosa. Vá em busca de fazer da palavra a ponte para o seu grande sonho.
INSPIRAÇÕES
É extremamente válida a inspiração em comunicadores de destaque (as apresentações TED são a esperança de um mundo melhor!), mas será lamentável comparar-se em demasia, imitar em demasia, correndo o sério risco de perda na naturalidade comunicativa.
Se realmente falar bem e de maneira encantadora é o seu objetivo, insira a prática no palco: vá para um auditório, grave sua apresentação, invista em um bom microfone, iluminação (melhorará sua videoconferência) e treine semanalmente. Exercícios comunicativos precisam fazer parte de suas prioridades.
Um grande abraço, até a próxima e inscreva-se no meu canal!