Imagem Blog

Diogo Arrais

Por Língua
É professor de língua portuguesa, consultor de empresas, fundador do Arrais Cursos e criador do Canal Mesma Língua no Youtube
Continua após publicidade

Qual a origem do termo coronavírus?

Professor Diogo Arrais explica de onde vem o termo coronavírus e explica se é melhor grafar com letra maiúscula ou minúscula

Por Diogo Arrais, professor de português (@diogoarrais)
Atualizado em 9 dez 2020, 19h47 - Publicado em 17 mar 2020, 14h03

Nos dicionários Aulete e Aurélio, há o seguinte registro sobre o termo coronavírus (substantivo masculino de dois números):

Proveniente do latim “corona” (coroa) e o termo vírus, a palavra significa cada um de um grupo de vírus ARN que causam infecções em aves, camundongos, suínos, cães e que, no homem, são responsáveis por 10 a 30% dos casos de resfriado comum e casos de gastrenterites de lactentes.

Muitos profissionais e empresas – neste momento nebuloso na humanidade – precisam redigir documentos e mensagens, contendo “coronavírus”. Pois bem: por ser substantivo comum, a inicial é minúscula. Só será feito o uso da inicial maiúscula, se a palavra iniciar uma frase.

Por ser de dois números, o singular e o plural têm a mesma grafia:

Continua após a publicidade

“Há alguns tipos de coronavírus humanos…”

Os coronavírus (CoV) são uma grande família viral, conhecidos desde meados dos anos 1960…”

“O novo coronavírus traz mais indagações às pessoas.” 

Continua após a publicidade

 Vale, aqui, enfatizar que a classificação como substantivo comum deve-se ao fato de ser nome genérico, o qual se dá a um mesmo grupo. Em suma, é o nome que não individualiza ou especifica determinado ser animado ou inanimado, pois serve para todos os indivíduos de uma mesma categoria, e, por isso, faz uso da letra minúscula.

  • Relacionadas

CUIDADO COM A MENSAGEM

Continua após a publicidade

Nestes dias de tanta preocupação, tenha muito cuidado com as mensagens repassadas, mas principalmente com aquelas que você redigirá. Sempre que possível, revise e – havendo dúvida técnica – consulte o profissional da área.

Muitos profissionais estão representando uma marca: é preciso ter cautela e empatia.

MEUS VOTOS

Continua após a publicidade

 Estou na constante vibração, para que consigamos vencer este grande mal. É muito triste ver que tantas vidas foram perdidas devido a esse tipo de coronavírus e devido a qualquer mal presente na humanidade! Vida é vida, ou seja, deve estar sempre em primeiro lugar.

  Um grande abraço, até a próxima e inscreva-se no meu canal!

(foto/Divulgação)

           

 

 

Publicidade