O inglês na agenda para a sustentabilidade: entenda os principais termos
Para quem está acompanhando os debates da COP30, compreender as expressões em inglês é um diferencial, principalmente para criar conexões.
Neste mês está acontecendo uma importante conferência relacionada ao meio ambiente. A COP30 evento é um marco na agenda global, onde os temas voltados à sustentabilidade entram em discussão. Nos principais dias, espera-se mais de 40 mil visitantes, segundo estimativas da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
E tanto os participantes quanto os públicos são cada vez mais globais, desde a mídia e as empresas até a sociedade em si. Por isso, é necessário lidar e entender o vocabulário internacional – os termos-chave que envolvem os assuntos discutidos, como as mudanças climáticas, adaptação, mitigação e financiamento climático.
Para quem está acompanhando os debates, compreender as expressões em inglês é um diferencial, principalmente na comunicação com stakeholders internacionais. Por isso, apresento algumas dicas de termos em inglês e seus significados que estão sendo usados com frequência durante o evento:
Net Zero (emissão líquida zero): É quando uma empresa, país ou mesmo entidade reduz suas emissões de gases de efeito estufa ao mínimo, compensando assim as emissões restantes de uma forma que o saldo final se tornará zero. Esse é um conceito central nas negociações, porque deve representar um objetivo a longo prazo contra o aquecimento global.
Just transition (transição justa): é a mudança para uma economia de baixo carbono. Levará em conta impactos sociais, econômicos e de equidade e garantirá que os trabalhadores, e regiões vulneráveis não sejam deixadas para trás.
Climate finance (financiamento climático): são os fluxos de recursos financeiros que devem apoiar a mitigação e a adaptação às mudanças climáticas. Podem ser públicos, privados ou internacionais. Esse é um dos focos justamente pela atenção à quantia e à transparência de recursos.
Adaptation e Mitigation (adaptação e mitigação): são ações que podem ajustar-se aos impactos da mudança climática e reduzir emissões de gases de efeito estufa. Muito ditas em debates técnicos, por exemplo.
Green Zone (zona verde): sendo a tradução livre, no evento é o espaço aberto ao público, juntamente com workshops e inovações que vão além das negociações diplomáticas.
Carbon Credit (crédito de carbono): o Carbon Credit, ou Carbon Market (mercado de carbono) são mecanismos econômicos onde emissões evitadas podem ser convertidas em créditos negociáveis. Com isso, ajudam a cumprir as metas de redução dessas emissões. Muito tem se falado sobre esse assunto em negociações climáticas recentes.
Biodiversity (biodiversidade): com soluções baseadas na natureza, a biodiversidade traz ações que restauram ecossistemas naturais para abordar os desafios ambientais. Além disso, o termo nature-based solutions (soluçõe baseadas na natureza) também terá um espaço importante.
Greenhouse Gas Emissions (emissões de gases de efeito estufa): termo bastante conhecido e debatido em sociedade, são gases que retêm calor na atmosfera. Um exemplo claro? O CO2. Entre as metas climáticas estão a medição, o relatório e a redução dessas emissões.
Sustainable Development Goals (objetivos de desenvolvimento sustentável): Trata-se de um conjunto com 17 metas globais da United Nations para 2030. Nesse caso, vários aspectos do evento estarão relacionados.
Circular Economy (economia circular): um conceito bastante discutido, minimiza ou mesmo elimina a geração de resíduos, mantendo assim recursos em uso por mais tempo possível. Quando falamos de sustentabilidade corporativa, por exemplo, esse é um tema de relevância, relacionando-o a boas práticas.
Uma vez que estiver familiarizado com os termos e jargões técnicos em inglês, será capaz de compreender relatórios, palestras, debates nas redes sociais e, principalmente, criar conexões internacionais.
Calendário Bolsa Família de dezembro 2025: veja datas de pagamento
Salários e carreiras quentes: quais as expectativas para o setor de seguros em 2026?
1ª parcela do décimo terceiro é adiantada para 28 de novembro; saiba mais
Nova isenção do IR: entenda como ela impacta sua renda
USP fecha parceria com o Google e cria cátedra especializada em inteligência artificial





