Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Black das Blacks com preço absurdo
Imagem Blog

Carla D’Elia

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Referência no ensino de Business English, criadora de conteúdos educacionais e mestre em Linguística Aplicada pela USP.

O inglês na agenda para a sustentabilidade: entenda os principais termos

Para quem está acompanhando os debates da COP30, compreender as expressões em inglês é um diferencial, principalmente para criar conexões.

Por Carla D’Elia
22 nov 2025, 08h00
Recorte de Papel de bonecos em torno do planeta Terra
 (Black Salmon / 500px/Getty Images)
Continua após publicidade

Neste mês está acontecendo uma importante conferência relacionada ao meio ambiente. A COP30 evento é um marco na agenda global, onde os temas voltados à sustentabilidade entram em discussão. Nos principais dias, espera-se mais de 40 mil visitantes, segundo estimativas da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

E tanto os participantes quanto os públicos são cada vez mais globais, desde a mídia e as empresas até a sociedade em si. Por isso, é necessário lidar e entender o vocabulário internacional – os termos-chave que envolvem os assuntos discutidos, como as mudanças climáticas, adaptação, mitigação e financiamento climático.

Para quem está acompanhando os debates, compreender as expressões em inglês é um diferencial, principalmente na comunicação com stakeholders internacionais. Por isso, apresento algumas dicas de termos em inglês e seus significados que estão sendo usados com frequência durante o evento:

Net Zero (emissão líquida zero): É quando uma empresa, país ou mesmo entidade reduz suas emissões de gases de efeito estufa ao mínimo, compensando assim as emissões restantes de uma forma que o saldo final se tornará zero. Esse é um conceito central nas negociações, porque deve representar um objetivo a longo prazo contra o aquecimento global.

Just transition (transição justa): é a mudança para uma economia de baixo carbono. Levará em conta impactos sociais, econômicos e de equidade e garantirá que os trabalhadores, e regiões vulneráveis não sejam deixadas para trás.

Continua após a publicidade

Climate finance (financiamento climático): são os fluxos de recursos financeiros que devem apoiar a mitigação e a adaptação às mudanças climáticas. Podem ser públicos, privados ou internacionais. Esse é um dos focos justamente pela atenção à quantia e à transparência de recursos.

Adaptation e Mitigation (adaptação e mitigação): são ações que podem ajustar-se aos impactos da mudança climática e reduzir emissões de gases de efeito estufa. Muito ditas em debates técnicos, por exemplo.

Green Zone (zona verde): sendo a tradução livre, no evento é o espaço aberto ao público, juntamente com workshops e inovações que vão além das negociações diplomáticas.

Continua após a publicidade

Carbon Credit (crédito de carbono): o Carbon Credit, ou Carbon Market (mercado de carbono) são mecanismos econômicos onde emissões evitadas podem ser convertidas em créditos negociáveis. Com isso, ajudam a cumprir as metas de redução dessas emissões. Muito tem se falado sobre esse assunto em negociações climáticas recentes.

Biodiversity (biodiversidade): com soluções baseadas na natureza, a biodiversidade traz ações que restauram ecossistemas naturais para abordar os desafios ambientais. Além disso, o termo nature-based solutions (soluçõe baseadas na natureza) também terá um espaço importante.

Greenhouse Gas Emissions (emissões de gases de efeito estufa): termo bastante conhecido e debatido em sociedade, são gases que retêm calor na atmosfera. Um exemplo claro? O CO2. Entre as metas climáticas estão a medição, o relatório e a redução dessas emissões.

Continua após a publicidade

Sustainable Development Goals (objetivos de desenvolvimento sustentável): Trata-se de um conjunto com 17 metas globais da United Nations para 2030. Nesse caso, vários aspectos do evento estarão relacionados.

Circular Economy (economia circular): um conceito bastante discutido, minimiza ou mesmo elimina a geração de resíduos, mantendo assim recursos em uso por mais tempo possível. Quando falamos de sustentabilidade corporativa, por exemplo, esse é um tema de relevância, relacionando-o a boas práticas.

Uma vez que estiver familiarizado com os termos e jargões técnicos em inglês, será capaz de compreender relatórios, palestras, debates nas redes sociais e, principalmente, criar conexões internacionais.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

BLACK
FRIDAY

ECONOMIZE ATÉ 65% OFF

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.