Relâmpago: Assine Digital Completo por 1,99/mês
Imagem Blog

Carla D’Elia

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Referência no ensino de Business English, criadora de conteúdos educacionais e mestre em Linguística Aplicada pela USP.

O desafio de dar feedbacks em inglês no ambiente de trabalho

Se dar feedbacks no trabalho já é algo complicado, fazer isso em inglês é um desafio ainda maior. Confira algumas dicas sobre o assunto.

Por Carla D’Elia
4 ago 2025, 17h00
-
 (Thomas Barwick/Getty Images)
Continua após publicidade

Em meios profissionais, é importante que as pessoas em posição de liderança trabalhem para garantir o desenvolvimento individual e coletivo de seus times. Para isso, a cultura de feedbacks é um hábito essencial, já que cria um ambiente onde trocar percepções sobre o trabalho com respeito e clareza resulta em ganhos de desempenho, qualidade de entregas e estimula a colaboração e trabalho em equipe.

No entanto, a atividade pode ser desafiadora, especialmente quando deve ser feita em um segundo idioma. Então, como utilizar o inglês como aliado e garantir uma comunicação clara e sensível entre equipes?

Criando um ambiente seguro para aplicar um feedback assertivo

Feedback é um termo originado do inglês, que significa “dar um retorno” ou “reagir sobre determinado acontecimento”. Então antes de iniciar o feedback em inglês, crie um ambiente respeitoso e seguro para a pessoa. Confira dicas de frases e expressões que podemos utilizar, mantendo a essência da mensagem em inglês.

  • Não aponte um erro diretamente, colabore com o ajuste: em vez de utilizar frases como “You’re not correct” (“Você está errado”) ou “There is a mistake and it’s your fault” (“Há um erro e a culpa é sua”), opte pela empatia com frases como “I noticed there is a small oversight here. What about taking a look together?” (“Percebi que houve um pequeno deslize aqui. Que tal darmos uma olhada juntos?”).
  • Traga um novo olhar e sugira uma melhoria: na hora das correções, opte por apresentar alternativas, utilizando “Have you considered trying this?” (“Já pensou em tentar isso?”) no lugar de “This isn’t the right way” (“Essa não é a forma correta”).
  • Seja sempre respeitoso: troque frases como “This article is full of mistakes” (Esse artigo está cheio de erros) por “We could make some improvements to this article” (“Podemos fazer algumas melhorias neste artigo”).
Continua após a publicidade
  • Siga o modelo Feedback Sandwich (ou Método Sanduíche): pense no roteiro da sua reunião utilizando um método eficaz de avaliação, onde você inicia a conversa por um elogio e, a partir disso, insere o feedback construtivo usando frases e expressões como indicadas anteriormente. Por fim, é importante manter a escuta ativa para entender as dores do funcionário naquela determinada situação e terminar com um incentivo.

Veja um exemplo de como aplicar o Método Sanduíche em inglês:

“I really appreciate the effort you put into this project. Your dedication is impressive! One thing that might make it even better is if you could provide more specific examples to support your points. Overall, your work is top-notch and I’m confident you’ll continue to deliver high-quality results.” (“Agradeço muito o esforço que você dedicou a este projeto. Sua dedicação é impressionante! Uma coisa que poderia torná-lo ainda melhor seria incluir exemplos mais específicos para sustentar seus pontos. No geral, seu trabalho está excelente e tenho confiança de que você continuará entregando resultados de alta qualidade”).

Garantir a interpretação correta é fundamental

Feedbacks precisam de um tom de sutileza, especialmente em situações urgentes ou quando são feitos em outro idioma, como o inglês. Uma avaliação mal aplicada pode implicar na queda da produtividade e no desgaste emocional do trabalhador, sendo que o objetivo é o oposto.

Continua após a publicidade

Para isso, é importante não só estruturar os pontos do discurso, como indicado acima. É necessário observar o comportamento durante a sessão e garantir que a sutileza esteja em outros aspectos.

  • Para apresentar o propósito construtivo de seu feedback, utilize os seguintes termos: “I have a concern about…” (“Estou preocupado em relação a…”); “I feel I need to let you know…” (“Acho importante te avisar…”); “I would like to share something I’ve been thinking about…” (“Queria dividir algo que estive refletindo…”).
  • Use passive voice (a voz passiva): Não se trata da pessoa, mas especificamente da questão pela qual o feedback é necessário: no lugar de “You are late” (“Você está atrasado”), diga “The report is late” (“O relatório está atrasado”); em vez de You are not an organized person” (Você não é uma pessoa organizada), opte por “If you spend more time focusing on prioritize the activities, you will deliver the report on time” (Se você focar seu tempo em priorizar as atividades, entregará o relatório a tempo.).
  • Não generalize, use exemplos específicos e/ou situações recentes que motivem o momento do feedback: Yesterday, when we were in the client meeting, I noticed that…” (Ontem, quando nós estávamos em reunião com o cliente, notei que…). Last week, when you presented the calendar activities, instead of… you might try to…” (Semana passada, quando você apresentou o calendário de atividades, ao invés de… você poderia tentar…)
  • Momento da escuta ativa: incentive e dê espaço para a pessoa explicar seu ponto de vista. Você pode iniciar com perguntas como: “What is your point of view in this situation?” (Qual é o seu ponto de vista sobre essa situação?); “Can you think of another way we could solve this?” (Você pensou em outra possibilidade para nós resolvermos isso?)
Continua após a publicidade

Indiquei os pontos de melhora no feedback. E agora?

Uma vez que o feedback fluiu entre você e o funcionário, a ideia é que definam um plano de ação concreto, além de prazos para avaliar essa evolução. O pós-feedback é de extrema importância para garantir que o colaborador melhore seu desempenho de forma contínua.

Além disso, não deixe para observar essa evolução apenas no próximo feedback entre vocês, se mantenha a par de possíveis dúvidas ou dificuldades que a pessoa venha a ter ao colocar em prática o plano de ação, para que você possa auxiliá-la no momento certo.

Assim você transformará o desempenho do seu time no ambiente de trabalho e perceberá que um feedback bem estruturado – e ainda em inglês – pode construir uma relação forte entre vocês.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

ECONOMIZE ATÉ 65% OFF

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.