Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Como e onde fazer um teste vocacional gratuito?

Faça o teste e descubra novas opções profissionais em tempos de reinvenção de carreira com as transformações

Por Camila Pati Atualizado em 5 ago 2020, 13h56 - Publicado em 5 ago 2020, 11h00

Hoje um jovem tem à sua disposição uma lista de um sem-número de opções de cursos, centenas de formações, de cursos profissionalizantes, técnicos, tecnólogos, de bacharelado e licenciatura.

Em termos de diploma, o céu é quase o limite. Tão grande quanto a lista de cursos é a tendência de troca de formações e indecisão entre estudantes de cursos superiores.

Segundo, a BRG Educacional, plataforma de orientação profissional online, mais de 25% das pessoas desistem no primeiro ano do curso porque percebem que não era bem aquilo o que buscavam.

Uma ferramenta gratuita digital de teste vocacional, criada pela Universidade São Judas pode ser útil a quem está com dúvidas em relação a escolhas de cursos de faculdade.

Por que fazer teste de vocação profissional?

O teste, diz Roberta Xande, supervisora de relacionamento com escolas e empresas da São Judas, é uma oportunidade para que os estudantes visualizem de forma mais assertiva as opções que o mercado oferece e que estão em linha com seu perfil, minimizando os riscos de ingressar em um curso ou área que não tem conexão com suas aspirações pessoais e profissionais.

  • A ferramenta promete identificar as aspirações do candidato podendo apontar mais de 100 opções de cursos em vária áreas. “O teste vocacional auxilia estudantes a identificarem atributos pessoais que possam contribuir positivamente para o seu sucesso e satisfação profissional. Além disso, a ferramenta ajuda o candidato a escolher os cursos e profissões que mais combinam com ele”, diz Roberta Xande, supervisora de relacionamento com Escolas e Empresas da São Judas.

    Os pilares da metodologia são psicologia, práticas de mercado e matrizes curriculares. Os testes da São Judas são rápidos. Há duas versões 10 minutos e 20 minutos.Para fazer o teste, é preciso acessar o site saojudas.minhaescolha.com.br, preencher alguns dados pessoais. O código de acesso que deve ser digitado é MEAJUDE.

    Em tempos de necessidade de reinvenção profissional testes vocacionais podem ser úteis a todos. “O teste é oferecido, principalmente, a estudantes do terceiro ano do ensino médio, mas qualquer indivíduo pode utilizar a ferramenta Minha Escolha, da São Judas, para descobrir a sua vocação”, diz ela.

    Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de VOCÊ S/A? Clique aqui e assine VOCÊ S/A.

    Gosta da VOCÊ RH? É só clicar aqui para ser nosso assinante.

    Continua após a publicidade
    Publicidade