Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Relâmpago: Assine Digital Completo por 1,99/mês

Por que se inscrever no Programa de Trainee Itaú 2026, segundo a superintendente de RH do banco

Em 2013, Paola Visani entrou no Itaú como trainee. Hoje, tem um cargo de liderança dentro da empresa – e conta à Você S/A o que o programa fez pela sua carreira

Por Leo Caparroz
Atualizado em 28 ago 2025, 16h33 - Publicado em 28 ago 2025, 15h00
Paola Visani
 (Itaú Unibanco/Divulgação)
Continua após publicidade

As inscrições para o Programa de Trainee 2026 do Itaú Unibanco já começaram e vão até o dia 1° de setembro. Podem participar pessoas de qualquer curso de graduação das áreas de Humanas, Exatas e Biológicas, com término previsto entre dezembro de 2023 e dezembro de 2026, o que possibilita que candidatos que ainda não se formaram também participem do programa. 

As inscrições devem ser feitas no site oficial: https://traineeitauunibanco.com.br/

Ainda está pensando em se inscrever no programa, mas não tem certeza? A Você S/A conversou com Paola Visani, superintendente de Recursos Humanos do Itaú Unibanco, para falar sobre as oportunidades de carreira que o Programa Trainee 2026 proporciona.

De trainee até superintendente de RH

Visani começou a sua carreira dentro do Itaú como trainee em 2013. Hoje, ela é uma das responsáveis pelo programa que colocou ela para dentro do banco e uma profissional que passou por todas as etapas até alcançar um cargo de liderança dentro da instituição. 

“O Programa de Trainee que eu participei foi muito importante para mim. Ele foi a minha primeira experiência profissional numa grande organização, foi um aprendizado muito importante de prática de RH”, afirma Visani. “Foi o que me ajudou a desenvolver a minha base de conhecimento sobre o que é ser um profissional de recursos humanos, minha visão sobre o setor bancário e sobre o Itaú”.

Além desses aprendizados mais técnicos, Visani também destaca que esse período foi uma importante base para muitas das soft skills que são importantes para ela no atual momento profissional.

Continua após a publicidade

“Me ajudou muito a desenvolver as minhas habilidades de resolução de problema, ter um olhar para o cliente no centro, a minha habilidade de comunicação. O programa me ajudou a ter uma rede de contato com outros trainees de várias outras áreas do banco e também conhecer muitos pares e líderes aqui dentro do RH que me apoiaram muito nessa trajetória – muitos deles são meus colegas até hoje”, conta.

Contato com a liderança

Visani destaca essa integração com diversas áreas e líderes da empresa como experiência muito positiva dentro do programa. Durante o período como trainees, profissionais vão ter desafios práticos no dia a dia, trabalhando, muitas vezes, com pessoas de outras áreas e especialidades da empresa.

Além dessas vivências práticas e treinamentos, os trainees também tem uma mentoria individual. Um executivo da organização os acompanha para contribuir na evolução diária e na aceleração da carreira dentro da organização. “A expectativa é que esses profissionais possam se desenvolver pessoalmente e profissionalmente e também contribuir muito aqui dentro”, afirma Visani.

A superintendente de RH divide o apoio e proximidade da liderança com os trainees em três pontos principais. Primeiro, está a ajuda nos desafios do dia a dia. Segundo ela, os trainees são guiados como um grupo por uma liderança próxima no desenvolvimento de projetos, com trocas diárias e aprendizado mútuo pensando nos desafios práticos.

Continua após a publicidade

O segundo ponto é uma mentoria individual. “ Cada trainee tem um mentor para chamar de seu, para ter trocas recorrentes, para pensar no seu desenvolvimento pessoal e no seu desenvolvimento profissional”, diz Visani.

Por fim, ao longo do programa, todos eles podem participar de sessões de portas abertas com os principais executivos da organização. Os diretores responsáveis pelas principais áreas da organização e pelas principais linhas de negócio fazem bate-papos com a turma ao longo do ano, na intenção de explicar o que acontece na empresa, os planos para desenvolvimentos futuros e abrir para perguntas dos jovens trainees. O objetivo principal é conferir uma visão completa da organização em um período bem curto de tempo.

“Para além dessas trocas que eu comentei, a liderança também dá feedbacks para os trainees a cada final de projeto”, comenta Visani. “Esses feedbacks são super recorrentes ao longo desse ano de trainee, exatamente para que as pessoas possam continuar aqui se desenvolvendo, entendendo seus pontos fortes, pontos que precisam melhorar, né? Então, eles também têm muito desse contato com a liderança.”

A importância dos trainees para o Itaú

Como liderança no RH do banco (e parte do programa no passado), Visani faz questão de ressaltar a importância do Programa de Trainee para o Itaú. O banco contribuiu muito para a sua jornada profissional, principalmente pelas possibilidades de desafios práticos, treinamentos para competências técnicas e comportamentais e a proximidade com a liderança.

Continua após a publicidade

“Eu te diria que, para mim, ele é um programa muito relevante para a organização. Como eu te falei, a ideia é que a gente traga a profissionais que nos ajudem a construir os próximos 100 anos”, afirma. “Colaboradores que tenham uma visão diferente, que tragam inovação, que queiram testar, errar, aprender, que sejam agentes da nossa cultura no dia a dia. E realmente o programa tem o potencial de impulsionar carreiras dentro da organização. Então, é uma via de mão dupla.”

“Acho que os trainees se desenvolvem muito nesse programa e para nós como organização também é super importante porque tem um impacto muito positivo”, diz Visani.

Quem o Itaú procura

Segundo o RH do banco, o objetivo principal do programa é “atrair profissionais diferenciados, que tenham uma visão estratégica, inovadora, que queiram crescer e se desenvolver aqui no Itaú como futuros líderes”.

“A gente procura pessoas ambiciosas que tenham alta capacidade de aprendizado, de pensar a resolução de problemas, trabalhar em equipe, ajudar, pedir ajuda, testar novos caminhos e soluções e que também tem um bom olhar aqui de como os dados podem ajudar nesses desafios e como a tecnologia também pode nos ajudar a oferecer soluções cada vez melhores para os nossos clientes”, destaca Paola Visani.

Continua após a publicidade

Para participar do Programa de Trainee Itaú 2026 não é necessária nenhuma atuação ou experiência prévia no setor bancário. É preciso, claro, do interesse pela área e pelo Itaú para que o candidato consiga debater sobre os assuntos em pauta do mercado e da empresa.

Acha que tens o que é necessário para participar? Então se inscreva, até dia 1° de setembro, no Programa de Trainee 2026 do Itaú Unibanco. As inscrições devem ser feitas no site oficial: https://traineeitauunibanco.com.br/

Boa sorte!

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

ECONOMIZE ATÉ 65% OFF

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.