O que distancia os brasileiros de uma alimentação saudável no escritório? Essa pesquisa responde
Realizado pela Onlinecurrículo, levantamento ainda mostra que, para 41% dos entrevistados, as refeições balanceadas têm forte impacto na produtividade.
e você trabalha das 9h até às 18h, as chances são que a maior parte das refeições que você faz no dia rolem no escritório – ou, ao home-officers de carteirinha, ao menos durante o expediente.
Tentando entender como se alimentam os brasileiros no seu horário comercial, a Onlinecurrículo, plataforma de currículos online, entrevistou 500 brasileiros para entender a relação dos trabalhadores com a alimentação saudável. Os dados foram colhidos entre os dias 19 e 23 de setembro de 2024.
Segundo a pesquisa, a alimentação balanceada é realidade entre 63% dos entrevistados. Mas existem algumas tentações que surgem para tentar derrubar a vida fit dos CLTs. Vamos a eles.
O maior percalço para os respondentes foi a tentação por alimentos e lanches rápidos – 54% deles entenderam que esse é o principal desafio na hora de seguir um pouco mais saudável no escritório. Além disso, 29% afirmou que o estresse e ansiedade durante a jornada de trabalho os levam a escolhas mais impulsivas. 26% também afirmou que a desorganização desse aspecto dificulta a adoção de comidas melhor planejadas e com maior valor nutritivo.
“Embora exista a intenção de comer melhor, a realidade de lidar com longas jornadas, um ambiente de trabalho estressante e horários imprevisíveis frequentemente atrapalham esses esforços”, analisa Amanda Augustine, especialista em carreiras da Onlinecurrículo.
“Não se trata apenas de desafios externos, como a falta de tempo ou a pressão no ambiente de trabalho; hábitos pessoais e motivação também são fatores essenciais para manter um estilo de vida mais saudável”, complementa.
O intestino é o segundo cérebro
Talvez você já tenha ouvido essa frase por aí. Sem entrar no mérito biológico (de fato, o sistema possui um sistema nervoso próprio, que funciona de modo independente do sistema nervoso central), há um mérito psicológico na afirmação também.
Para 41% dos participantes, uma alimentação saudável tem um forte impacto na produtividade ao longo do horário de trabalho. Eles disseram se sentir mais focados e energizados.
Apesar disso, o valor nutricional dos alimentos chega em terceiro lugar na lista de prioridades. A praticidade e rapidez, naturalmente, ganham a corrida: 57% dos entrevistados afirmaram que esse é o fator número um na hora de pensar uma refeição durante o trabalho.
“Os números mostram uma inclinação dos brasileiros pela busca de uma vida mais saudável no trabalho. Aliada com a motivação pessoal, o oferecimento de subsídios mais adequados por parte das empresas pode beneficiar tanto os empregadores quanto a longevidade e bem-estar do colaborador”, diz Augustine.
Acima de tudo, a profissional levanta a bola para um velho de guerra dos escritórios mundo afora: a marmita. “Levar o almoço de casa costuma ser a solução para esses problemas. Felizmente, a internet oferece muitas receitas rápidas e econômicas para refeições saudáveis e equilibradas. Essas opções caseiras trazem praticidade no trabalho e ajudam a economizar. E ainda evitam as tentações do dia a dia”. Caso queira conferir um guia completo de como se alimentar de forma prática e saudável no escritório, vale a leitura desta reportagem da Você S/A.