Lean Agile: conheça a metodologia que reduz tarefas desnecessárias no trabalho
O objetivo é focar apenas no que agrega valor ao cliente, aliando eficiência e produtividade

Que empresa não gostaria de parar de perder tempo e dinheiro com atividades que não dão retorno? Pois é, apostando em uma nova forma de gerenciamento, é possível identificar os gargalos de produção e otimizar as entregas, utilizando melhor os recursos disponíveis. É o que promete o método Lean Agile, que foca em adotar processos enxutos.
Essa metodologia é uma combinação de duas outras: a Lean Manufacturing, que surgiu como um sistema de produção desenvolvido pela Toyota nos anos 1950, e a Ágil, que foi lançada nos Estados Unidos, em 2001, por um grupo de desenvolvedores de software. A primeira se baseia na eliminação de atividades que não geram valor agregado, enquanto que a segunda aposta na melhoria contínua do produto ao longo do processo.
Com a combinação desses dois fundamentos, foi criado um modelo que reduz desperdícios de recursos, eliminando problemas como tempo de espera, retrabalho ou mesmo excesso de estoque, ao mesmo tempo em que prevê entregas escalonadas em vez de uma única entrega final, o que permite a realização de ajustes de forma menos custosa, com um processo adaptável às necessidades do cliente.
O que é metodologia ágil?
O Lean Agile é um dos métodos que estabelece práticas de gestão de projetos de forma mais eficiente e flexível, priorizando qualidade e eficiência. Existem outros que também podem ajudar as equipes a serem mais produtivas, como é o caso do Scrum, por exemplo, que tem como pilares a auto-organização e a aprendizagem com base nos resultados observados.
Independentemente do método escolhido, o importante é perceber que essas formas de estruturar as entregas dependem de interações constantes entre a equipe e de uma cultura organizacional baseada na colaboração, aproveitando ao máximo as habilidades do time. E, com mais flexibilidade nos processos, a empresa ganha mais capacidade de adaptação às mudanças, o que garante uma entrega final mais econômica e adequada às necessidades do cliente.