Freelancers perderam espaço e dinheiro para as IAs generativas, aponta estudo

Menos oportunidades e salários menores. Essas ferramentas afetaram principalmente os melhores profissionais disponíveis.

Por Leo Caparroz
Atualizado em 5 mar 2025, 17h11 - Publicado em 5 mar 2025, 17h00
Um homem usa um laptop para interagir com o assistente de IA. A IA oferece funções como chatbot, geração de imagens, escrita de código, bot de escritor, tradução e publicidade.
 (Boy Wirat/Getty Images)
Continua após publicidade

A inteligência artificial generativa está virando o mercado de trabalho freelance de cabeça para baixo. Um novo estudo identificou que essas ferramentas diminuíram as oportunidades de emprego e cortaram ofertas de pagamento para trabalhadores em todos os níveis de habilidade – até mesmo os melhores profissionais estão sofrendo.

Publicada no periódico INFORMS Organization Science, a pesquisa é uma das primeiras evidências concretas do impacto imediato da IA ​​no mercado de trabalho.

Seus resultados vão um pouco na contramão do que os adeptos às IAs diziam que aconteceria. Com a chegada das IAs generativas – a classe de ferramentas que “cria” textos, imagens e vídeos baseados em um treinamento com mídias já existentes – a turma do mundo tech afirmava que apenas empregos e trabalhadores menos qualificados seriam ameaçados.

Segundo o estudo, não foi o que rolou. Os freelancers de alto desempenho sofreram os maiores revezes. Para cada aumento de 1% nos ganhos anteriores de um freelancer, a pesquisa identificou uma queda adicional de 0,5% nas oportunidades de emprego e uma redução de 1,7% na renda mensal após a introdução das tecnologias de IA. Ou seja, quanto melhor um trabalhador ganhava, mais ele perdeu quando as IAs surgiram.

Quem era qualificado e podia confiar na própria experiência e reputação, agora está competindo com algoritmos e programas que fazem as tarefas de forma mais rápida e barata.

Continua após a publicidade

Essas descobertas levantam preocupações urgentes para empresas, formuladores de políticas e trabalhadores. Com a adoção da IA ​​acelerando, os resultados sugerem a necessidade de discussões imediatas sobre como mitigar as perdas de empregos e a instabilidade de renda desencadeada pela interrupção da IA.

“A IA generativa está mudando as regras do jogo”, afirma Oren Reshef, um dos autores do estudo e professor na Universidade de Washington. “Não está apenas reduzindo as oportunidades para trabalhadores menos qualificados; está cortando o cerne do que sempre fez os melhores desempenhos serem bem-sucedidos. Essa tecnologia nos força a repensar como os trabalhadores competem e como os apoiamos em uma economia impulsionada pela IA.”

As descobertas do estudo destacam a necessidade de empresas e formuladores de políticas abordarem o impacto em evolução da IA ​​no trabalho digital, desenvolvendo estratégias para proteger os trabalhadores de suas consequências não intencionais.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

ECONOMIZE ATÉ 65% OFF

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.