Ford abre programa de capacitação na área de tecnologia na Bahia
Realizado em parceria com o Senai, a ideia da iniciativa é capacitar 300 pessoas de baixa renda para aprender o beabá da programação front-end. Confira.
stão abertas as inscrições para o Ford , programa de capacitação da Ford na área de tecnologia. A iniciativa, que já existe em São Paulo desde 2022, agora se estendeu à Bahia.
Além da formação em desenvolvimento de software front-end, o programa oferece aulas de inglês técnico, lógica, habilidades comportamentais, sessões de mentoria e palestras sobre temas em alta na área.
São cinco meses de aula presencial, de segunda a sexta-feira, em dois espaços em Salvador – a sede do CIMATEC, no bairro de Piatã, e no CIMATEC Digital, no Pelourinho. O aluno pode escolher o melhor espaço no momento da inscrição.
Para participar, é preciso ter mais que 16 anos, ter ensino médio completo (ou estar cursando, válido a partir do 2º ano) e ter renda familiar de até quatro salários mínimos (cerca de R$ 5,6 mil). Não é preciso ter experiência prévia em programação, mas os candidatos serão testados em conhecimentos de matemática (mais sobre adiante).
Vale dizer que o curso é gratuito. Os alunos recebem uma ajuda de custo para alimentação e transporte de R$ 360 ao mês, pago em parcelas diárias. Além disso, também recebem suporte pedagógico e assistência social, além de apoio na preparação para entrevistas de emprego e um diploma emitido pelo Senai.
Serão 9 módulos lecionados. Confira a grade:
- Habilidades Comportamentais (40h)
- Elementos de Matemática (36h)
- Inglês Técnico e Lógico de Programação (32h)
- Versionamento e Metodologias Ágeis (22h)
- HTML e CSS (42h)
- JavaScript (54h)
- LGPD (15h)
- Angular (75h)
- Projeto Final (24h)
O programa oferecerá 300 vagas ao longo do ano que vem. Agora, serão 50 vagas, com inscrições que vão até dia 28 de novembro. As aulas começam em 6 janeiro de 2025.
Processo seletivo
Segundo a Ford, serão cinco etapas para selecionar os participantes que integrarão a primeira turma baiana. As inscrições (que rolam neste link), seguidas de um desafio remoto. A terceira etapa é uma prova de conhecimento prévio, que acontecerá presencialmente e, por fim, uma entrevista presencial.
O desafio consiste em uma prova remota de 20 questões que visa avaliar o raciocínio lógico do candidato. As questões terão 3 níveis de dificuldade diferentes. Na prova de conhecimento prévio, serão 20 questões de matemática e 20 questões de interpretação de texto. Cada questão valerá 1 ponto e a pontuação total da prova será de 40 pontos.
Mais informações sobre cada etapa estão disponíveis no site do Senai Bahia, aqui. E as inscrições, vale reiterar, rolam aqui. Boa sorte 🙂