Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

3 formas divertidas para melhorar o inglês rapidamente na quarentena

Para quem gosta de jogos e de competição a ferramenta grátis Quiz Your English é ideal. Confira

Por Alberto Costa, Senior Assessment Manager da Cambridge English Atualizado em 8 abr 2020, 13h44 - Publicado em 8 abr 2020, 12h30

Com a chegada do coronavírus ao Brasil e o decreto de quarentena, além do fechamento de comércios, as escolas, institutos e universidades também baixaram as portas em muitas localidades em todo o pais. Boa parte das instituições já está mudando os formatos de aula para o ambiente online e muitas empresas que não atuam com serviços essenciais também adotaram o home office como esquema de trabalho, o que gera uma interrupção em cursos de idiomas realizados na modalidade in company.

Apesar de todas as mudanças repentinas, há quem goste de se aprofundar no conhecimento de línguas como um hobby para manter a saúde mental durante períodos de stress ou quem precisa se aprimorar para alcançar objetivos como promoções ou estudos no exterior e quer usar esse tempo para isso. E, na realidade atual, é comum que haja uma ociosidade maior em função da diminuição do gasto, por exemplo, com deslocamentos ou atividades presenciais.

Então, para preencher esses períodos com conhecimento, separamos quatro plataformas que podem ajudar na hora de treinar e desenvolver as habilidades em inglês:

Podcasts

O listening é uma das partes essenciais para o aprendizado do inglês e também uma das mais delicadas no aprofundamento em função, por exemplo, dos diferentes sotaques. Essa habilidade está englobada na maioria dos aplicativos e plataformas que se propõe a estimular o aprendizado, mas há um recurso que pode ser um grande aliado: os podcasts em inglês. Para quem está começando, uma boa opção é buscar por podcasts que tratem de temas corriqueiros e não muito complexos. Em plataformas como Spotify, Deezer e Apple Podcasts várias opções podem ser encontradas.

Write&Improve

O Write&Improve é um recurso gratuito voltado para a prática e estímulo da escrita em inglês. De maneira simples e intuitiva, o usuário escolhe um tema, escreve seu texto no idioma e submete a um sistema que retorna um feedback em segundos do que pode ser melhorado em termos de gramática e vocabulário, o que inclui dicas sobre pronomes faltantes, palavras pouco usadas ou grafias e construções incorretas, por exemplo.

A partir disso, o usuário pode refazer sua redação e submeter à correção novamente. O progresso é acompanhado em um gráfico que contabiliza a quantidade de vezes que o conteúdo foi reescrito e sua evolução em termos de nível, que segue os parâmetros internacionais do Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR), que categoriza o domínio em níveis que vão do A1, considerado básico, até o C2, correspondente à proficiência plena.É possível escolher entre os níveis iniciante, intermediário e avançado.

Quiz Your English

Para quem gosta de competições e quer melhorar e testar o idioma enquanto se diverte, o aplicativo grátis Quiz Your English é ideal. O aplicativo possui jogos rápidos de cinco perguntas cada, que contemplam uma grande variedade de níveis e temas, como estudos, viagens e estilo de vida. A partir dessa primeira escolha os jogadores podem desafiar seus amigos em tempo real onde quer que eles estejam ou contam com a opção de entrar em batalhas com gamers em diferentes países. Ao todo são cinco séries que incluem perguntas relacionadas com a gramática e o vocabulário voltados para atividades do dia-a-dia. o aplicativo está disponível para Android e para Apple

Continua após a publicidade

 

*Alberto Costa é Senior Assessment Manager de Cambridge Assessment English, departamento da Universidade de Cambridge especializado em certificação internacional de língua inglesa e preparo de professores.

 

Confira mais dicas de inglês. Toda quarta-feira em VOCÊ S/A uma nova dica no ar :

LOL, BTW, FYI. Você conhece essas e mais siglas muito usadas em inglês?

4 sites para quem quer praticar inglês lendo notícias

Como começar e como terminar um e-mail em inglês sem errar

Você também? Muita gente confunde estas palavras em inglês

Language ou leanguage? Os 3 erros de inglês mais cometidos por brasileiros

Continua após a publicidade

Publicidade