Continua após publicidade

Essa reunião poderia ter sido um email? Uma empresa decidiu que sim

E-commerce canadense Shopify cancela reuniões recorrentes com mais de duas pessoas. E recomenda dizer não para mais encontros de trabalho.

Por Tássia Kastner
13 jan 2023, 05h00
-
 (Brenna Oriá/Fotos: Getty Images/VOCÊ S/A)
Continua após publicidade

“Essa reunião deveria ter sido um email” já se tornou meme no mundo corporativo. A Shopify, um e-commerce canadense, decidiu acabar com a piada e de fato reduzir o número de encontros, num esforço de melhorar a produtividade e o engajamento de seus funcionários.

A empresa cancelou todas as reuniões recorrentes que envolviam mais de duas pessoas. E fixou também as quartas-feiras como o dia sem esses compromissos. Para coroar o alívio de agenda, funcionários serão encorajados a dizer não a reuniões e a sair de grupos de trabalho (no WhatsApp ou no Slack, por exemplo) que tenham muitas pessoas.

A perda de tempo em reuniões ficou ainda mais evidente quando todas elas viraram convite na agenda online. Funcionários passam, em média, 18 horas por semana em reuniões, isso depois de negarem convites para 14% delas. Se pudessem escolher, eles declinariam 31% dos “invites”, de acordo com um estudo ​​realizado por Steven Rogelberg, professor da Universidade da Carolina do Norte.

Continua após a publicidade

Rogelberg também estimou que o custo das reuniões para as grandes empresas ultrapassava os US$ 100 milhões. Está aí um excelente incentivo para a nova política.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.