4 dicas para acelerar a conquista de inglês fluente no currículo

A equipe da universidade de Cambridge reuniu algumas ações que ajudam a melhorar o nível de inglês

O inglês, como já explicado por aqui anteriormente, é uma das línguas mais faladas ao redor do mundo, eleita a oficial dos negócios, é usada para unir pessoas de diferentes nacionalidades e para a comunicação entre elas. Sendo assim, decidir estudar inglês é um grande passo tanto para vida acadêmica quanto profissional. E para que os objetivos individuais sejam alcançados, a fluência é perseguida a todo custo.

Sendo assim, reunimos algumas dicas abaixo que podem te ajudar nesse processo. Confira:

Mergulhe fundo no inglês

As poucas horas que passamos imersos no inglês por conta das aulas regulares de escolas de idiomas nem sempre são suficientes para alcançar a fluência com muita rapidez. Isso porque, por ser uma língua tão distante da nossa materna, a assimilação do idioma é mais complicada, leva tempo e requer treino.

Por isso a maneira mais eficaz de melhorar o inglês é ter contato diário com a língua, indo além da sala de aula. Empregar o idioma no seu dia a dia faz estimular o raciocínio e a vivência de situações cotidianas que forçarão seu uso, até que se torne algo automático. Não há regras específicas quanto ao tempo a ser dedicado ou ao formato, isso varia muito de pessoa pra pessoa, mas, uma coisa é certa: a necessidade de disciplina e foco.

Comece a escutar com mais atenção

Toda vez que ouvimos alguém falar inglês nos concentramos, principalmente, em entender o que estão querendo dizer. Claro que isso é importante para uma boa comunicação, mas é possível aprender muito mais ao escutar os diálogos na língua.

Vá além e não preste atenção apenas no significado das palavras, mas também na pronúncia. Coloque a atenção nos sons, tente captar o ritmo da fala e a forma como as palavras se combinam e se completam. Perceba que algumas delas são pronunciadas mais juntas, como se fossem uma só, ou que a entonação de outras pode mudar dependendo da situação. Tente se lembrar desses detalhes na próxima vez que conversar com alguém e coloque-os em prática. Com isso, o seu inglês começará a soar de forma mais natural.

Pratique também nas horas de lazer

Sabe aquela série que você está assistindo pela milésima vez e já decorou a maioria das falas? O seu filme favorito que já conhece a história de trás pra frente? Mude ambos de idioma! Coloque em inglês, e de preferência sem legendas, para tentar entender o que se passa na cena, os diálogos e o modo como os personagens pronunciam as palavras, até a maneira como usam as gírias. Tudo isso vai te servir de repertório mais pra frente.

Ouvir suas músicas favoritas em inglês enquanto acompanha a letra também é uma boa opção. A canção e o ritmo fazem com que o inglês flua mais continuamente enquanto você acompanha a melodia. E, com o tempo, a pronúncia de palavras que pareciam complicadas fluem com facilidade.

Não tenha medo de errar

Lembrar de todas as regras gramaticais e vocabulário aprendidos ao longo da nossa trajetória as vezes é difícil, mas isso não pode te impedir de tentar falar! Não tenha medo de errar, e mesmo que saiba que esteja cometendo algum erro de pronuncia, continue falando. Na maioria das vezes o feito é melhor do que o perfeito e as pessoas vão entender a mensagem que você quer passar, mesmo que não dita em construções mais informais. Com o tempo você vai se familiarizar com o idioma e entender ao poucos quais são os pontos de melhoria.

Não se apresse, faça as coisas no seu tempo e lembre-se de que resultados lentos são bem melhores do que nenhum resultado. Sempre que errar aceite a correção e ouça os conselhos de seu professor.

Quer estudar alguns temas de gramática?

Confira mais dicas de inglês da Cambridge

Who, why, what, when, where, whom e how: você sabe usar esses pronomes?

Phrasal Verbs não são um bicho de sete cabeças. Veja exemplos e dicas

Como começar e como terminar um e-mail em inglês sem errar

*Alberto Costa é Senior Assessment Manager de Cambridge Assessment English, departamento da Universidade de Cambridge especializado em certificação internacional de língua inglesa e preparo de professores.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de VOCÊ S/A? Clique aqui e assine VOCÊ S/A.

Gosta da VOCÊ RH? É só clicar aqui para ser nosso assinante

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: