Continua após publicidade

4 dicas para acelerar a conquista de inglês fluente no currículo

A equipe da universidade de Cambridge reuniu algumas ações que ajudam a melhorar o nível de inglês

Por Alberto Costa, Senior Assessment Manager da Cambridge English
Atualizado em 17 out 2024, 11h09 - Publicado em 22 jul 2020, 15h02
moto
 (lalo-hernandez/Unsplash)
Continua após publicidade

O inglês, como já explicado por aqui anteriormente, é uma das línguas mais faladas ao redor do mundo, eleita a oficial dos negócios, é usada para unir pessoas de diferentes nacionalidades e para a comunicação entre elas. Sendo assim, decidir estudar inglês é um grande passo tanto para vida acadêmica quanto profissional. E para que os objetivos individuais sejam alcançados, a fluência é perseguida a todo custo.

Sendo assim, reunimos algumas dicas abaixo que podem te ajudar nesse processo. Confira:

Mergulhe fundo no inglês

As poucas horas que passamos imersos no inglês por conta das aulas regulares de escolas de idiomas nem sempre são suficientes para alcançar a fluência com muita rapidez. Isso porque, por ser uma língua tão distante da nossa materna, a assimilação do idioma é mais complicada, leva tempo e requer treino.

Por isso a maneira mais eficaz de melhorar o inglês é ter contato diário com a língua, indo além da sala de aula. Empregar o idioma no seu dia a dia faz estimular o raciocínio e a vivência de situações cotidianas que forçarão seu uso, até que se torne algo automático. Não há regras específicas quanto ao tempo a ser dedicado ou ao formato, isso varia muito de pessoa pra pessoa, mas, uma coisa é certa: a necessidade de disciplina e foco.

Comece a escutar com mais atenção

Toda vez que ouvimos alguém falar inglês nos concentramos, principalmente, em entender o que estão querendo dizer. Claro que isso é importante para uma boa comunicação, mas é possível aprender muito mais ao escutar os diálogos na língua.

Vá além e não preste atenção apenas no significado das palavras, mas também na pronúncia. Coloque a atenção nos sons, tente captar o ritmo da fala e a forma como as palavras se combinam e se completam. Perceba que algumas delas são pronunciadas mais juntas, como se fossem uma só, ou que a entonação de outras pode mudar dependendo da situação. Tente se lembrar desses detalhes na próxima vez que conversar com alguém e coloque-os em prática. Com isso, o seu inglês começará a soar de forma mais natural.

Continua após a publicidade

Pratique também nas horas de lazer

Sabe aquela série que você está assistindo pela milésima vez e já decorou a maioria das falas? O seu filme favorito que já conhece a história de trás pra frente? Mude ambos de idioma! Coloque em inglês, e de preferência sem legendas, para tentar entender o que se passa na cena, os diálogos e o modo como os personagens pronunciam as palavras, até a maneira como usam as gírias. Tudo isso vai te servir de repertório mais pra frente.

Ouvir suas músicas favoritas em inglês enquanto acompanha a letra também é uma boa opção. A canção e o ritmo fazem com que o inglês flua mais continuamente enquanto você acompanha a melodia. E, com o tempo, a pronúncia de palavras que pareciam complicadas fluem com facilidade.

Não tenha medo de errar

Lembrar de todas as regras gramaticais e vocabulário aprendidos ao longo da nossa trajetória as vezes é difícil, mas isso não pode te impedir de tentar falar! Não tenha medo de errar, e mesmo que saiba que esteja cometendo algum erro de pronuncia, continue falando. Na maioria das vezes o feito é melhor do que o perfeito e as pessoas vão entender a mensagem que você quer passar, mesmo que não dita em construções mais informais. Com o tempo você vai se familiarizar com o idioma e entender ao poucos quais são os pontos de melhoria.

Não se apresse, faça as coisas no seu tempo e lembre-se de que resultados lentos são bem melhores do que nenhum resultado. Sempre que errar aceite a correção e ouça os conselhos de seu professor.

Continua após a publicidade

Quer estudar alguns temas de gramática?

Confira mais dicas de inglês da Cambridge

Who, why, what, when, where, whom e how: você sabe usar esses pronomes?

Phrasal Verbs não são um bicho de sete cabeças. Veja exemplos e dicas

Como começar e como terminar um e-mail em inglês sem errar

Continua após a publicidade

*Alberto Costa é Senior Assessment Manager de Cambridge Assessment English, departamento da Universidade de Cambridge especializado em certificação internacional de língua inglesa e preparo de professores.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de VOCÊ S/A? Clique aqui e assine VOCÊ S/A.

Gosta da VOCÊ RH? É só clicar aqui para ser nosso assinante

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.