Congresso gratuito debate emoções em tempos de isolamento social
Evento reúne nomes de peso como do artista Vik Muniz e do sociólogo italiano Domenico De Masi, famoso por criar o conceito de "ócio criativo"
A quarentena imposta pelo novo coronavírus está mexendo com a vida – e os sentimentos – da maioria dos profissionais brasileiros.
Pensando nisso, o grupo educacional Eleva (que tem o empresário Jorge Paulo Lemann como sócio) promoverá na próxima semana um congresso virtual sobre emoções em tempos de pandemia e incertezas.
O evento de dois dias é gratuito e terá debates sobre ócio, saúde mental, criatividade, habilidades socioemocionais, entre outros temas.
Ao todo, mais de 20 especialistas e personalidades participarão do encontro. Entre os nomes confirmados estão o sociólogo italiano Domenico De Masi, famoso pela obra O Ócio Criativo, o psicólogo Daniel Becker, o psicanalista Christian Dunker e o artista Vik Muniz.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site www.eventials.com/inteligenciadevida/events/congresso-liv-virtual/.
Confira a programação completa:
Dia 28/5
14h – Saúde Mental: suas emoções não entram em quarentena, com a atriz Taís Araújo, o psicólogo e terapeuta familiar Alexandre Coimbra e o pediatra do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da UFRJ Daniel Becker, considerado pioneiro da pediatria integral no Brasil.
15h30 – Como integrar o socioemocional entre educadores, alunos e famílias, com a socióloga Lourdes Atié, o escritor e navegador Amyr Klink e a psicóloga e gerente pedagógica do LIV (Laboratório Inteligência de Vida) Joana London.
17h – Entrevista com o sociólogo italiano Domenico De Masi, criador do conceito de “ócio criativo”
17h40 – Bate-papo sobre criatividade, com o artista brasileiro Vik Muniz e o CEO da Eleva Educação Duda Falcão
Dia 29/5
14h – Limites e consequências da medicalização dos jovens, com a participação das psicanalistas Fernanda Costa-Moura, Vera Iaconelli e Anna Carolina Lo Bianco e do diretor do LIV (Laboratório Inteligência de Vida) Caio Lo Bianco
15h30 – O mundo pós-pandemia. Estamos preparados?, com o filósofo Francisco Bosco e os psicanalistas Maria Homem e Christian Dunker
17h – O cancelamento de pessoas a um clique. Onde fica a empatia?, com a atriz Ingrid Guimarães, Renato Noguera, doutor em filosofia e coordenador do grupo de pesquisa Afrosin (Afro Perspectivas, Saberes e Infâncias) e Cláudio Thebas, educador, escritor e palhaço
18h – Show de encerramento com Lenine