Como cuidar da sua imagem profissional dentro e fora das redes sociais?
Ter uma boa reputação depende de se manter fiel à sua essência em vez do vale-tudo para ganhar visibilidade. Confira os pontos de atenção para não vender sua identidade ao Diabo.

Você deve ter acompanhado a tão comentada história da “Planilha de Influenciadores” nos últimos dias. Caso não, o resumo é: foi divulgada uma tabela no Excel com relatos de profissionais de agências que teriam trabalhado com digital influencers de diferentes portes, desde nanocreators até grandes celebridades.
Meu interesse no assunto não tem a ver com a polêmica, mas com uma pergunta que me veio à mente em meio à confusão: será que estamos cuidando direito da nossa imagem profissional tanto no ambiente online quanto no offline?
Pensei nessa questão porque alguns comentários na planilha alegavam uma falta de coerência entre o que a pessoa mostrava nas redes e fora delas. Com isso, não estou sugerindo que tais influencers não souberam zelar pela sua reputação ou fazendo qualquer juízo de valor acerca do conteúdo. Meu foco é na questão da imagem profissional, algo que todo mundo tem, sendo influencer ou não.
Marcar presença sem ser chato
Mais ainda, quero comentar um detalhe nada banal. É que, já há algum tempo, esse tema ganhou uma camada a mais de complexidade: cuidar da nossa personal brand também nas redes. Se isso já é desafiador para quem é digital influencer, imagine para as demais pessoas… Como alguém “comum” pode zelar pela sua identidade profissional online, mantendo-se fiel a sua essência? Ou como ter uma presença digital sem se tornar aquele perfil chato no LinkedIn?
Todos esses dilemas podem parecer simples à primeira vista, mas entendo que são questões realmente difíceis de lidar, principalmente levando em consideração a pressão gerada pelas redes sociais. Isso porque, a todo momento, sofremos comparações com vidas editadas e sucessos projetados, o que pode nos levar a adotar comportamentos pouco autênticos, moldados para agradar aos demais em vez de refletir nossos reais valores e objetivos.
Essa tentativa de corresponder a expectativas externas muitas vezes nos distancia daquilo que realmente nos faz pessoas únicas e profissionais relevantes no mercado. Manter a autenticidade, portanto, não é apenas uma escolha ética, mas uma estratégia para construir uma imagem sólida e sustentável a longo prazo.
A pergunta que fica, então, é: como fazer isso?
A verdade é que não existe receita de bolo para a carreira. Cada jornada é única. Porém existem, sim, alguns pontos de atenção que servem para todo mundo. São eles:
Defina seus valores e objetivos profissionais
Antes de construir sua presença online, reflita sobre o que é mais importante para você como profissional. Quais são os valores que orientam suas escolhas? Quais mensagens você deseja transmitir? Ter clareza nesse ponto ajuda a alinhar suas ações com sua identidade.
Cuidado com o excesso de exposição
Nem tudo precisa ser compartilhado. Pense estrategicamente sobre o que você publica e escolha conteúdos que agreguem valor à sua rede, em vez de simplesmente gerar atenção.
Demonstre sua expertise sem arrogância
É importante que sua presença digital reflita sua competência, mas sem soar como autopromoção exagerada. Publique insights, participe de debates relevantes e contribua para discussões com humildade.
Cuide do tom nas interações
Seja nos comentários de uma postagem ou em uma troca de mensagens privada, mantenha um tom respeitoso e profissional. Lembre-se de que ter educação é fundamental em qualquer ambiente.
Desconecte-se quando necessário
Zelar pela sua imagem profissional não significa viver em função das redes sociais. Saber pausar para se dedicar também a atividades pessoais ou a projetos offline é uma forma de cuidar da sua reputação.
Ao longo do tempo, com algumas tentativas e erros, você verá que esse processo se tornará mais fácil e natural. O segredo está em equilibrar estratégia e autenticidade, deixando claro quem você é e como gostaria que a sua identidade profissional fosse lembrada.
*Paula é Co-CEO da Cia de Talentos, diretora da ABRH Berrini e da ONG Instituto Ser+.