Certificados de inglês: 3 mentiras em que muita gente acredita (e uma verdade)

Estão disponíveis várias opções de certificações de domínio de inglês. Confira mitos e verdade sobre o tema

Com o inglês ganhando cada vez mais espaço e sendo a língua que une os povos, os exames e testes de proficiência no idioma são cada dia mais necessários para o sucesso nos estudos no exterior ou para o mercado de trabalho. Isso se deve ao fato de que os certificados emitidos por instituições internacionais legitimam as habilidades dos candidatos em se comunicar em outras línguas que não a materna.

Atualmente estão disponíveis várias opções de certificações e, por isso, no processo de escolha podem surgir algumas (ou várias!) dúvidas e inseguranças a respeito do melhor exame. Além disso, esse ainda é um tema cercado por muitos mitos que precisam ser esclarecidos antes da decisão, para que ela seja a mais assertiva possível.

Abaixo listamos algumas das perguntas mais frequentes relacionadas aos exames de proficiência:

É preciso estar matriculado em um curso de inglês para aplicar a um exame

Mito! Qualquer pessoa que queira obter um certificado de proficiência em inglês pode aplicar para exames. Não é necessário estar matriculado em um curso de inglês, basta apenas que o candidato tenha conhecimento suficiente para o nível de exame que vai ser testado, independente da maneira que tenha sido aprendido (na escola regular, no instituto de idioma, em aulas online ou presenciais ou ainda autodidata).

Para quem ainda tem dúvida sobre o nível dominado, é possível testar os conhecimentos gratuitamente no site de Cambridge English (http://www.cambridgeenglish.org/br/) antes de decidir para qual exame aplicar. O teste oferecido no portal ajuda na hora de entender quais são as suas habilidades, te orientando de uma forma simples a aplicar para um exame que realmente vá atender as suas necessidades.

A escolha do exame depende do objetivo de cada um 

Verdade! Existem no mercado várias opções de testes e não há um exame universal que sirva para todas as pessoas. Tudo vai depender dos objetivos de quem está realizando o exame e é preciso levar três pontos principais em consideração: qual o seu nível de conhecimento no idioma (para optar por aquele que melhor se adapta para o resultado positivo), qual vai ser a finalidade desse exame (estudar na Inglaterra, por exemplo) e em quanto tempo a aplicação aos processos seletivos internacionais deve acontecer.

Existe uma idade certa para aplicar aos exames 

Mito! Qualquer pessoa pode aplicar para exames de proficiência, não importa qual idade tenha ou em qual período escolar ou de vida esteja. A única diferença, nesse sentido, é o tipo de certificação para qual a pessoa vai aplicar. Como foi dito no tópico acima, a escolha do exame depende do objetivo de cada um e a mesma coisa acontece com a faixa etária.

As provas são muito difíceis

Mito! As provas são baseadas no Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR), padrão internacional de habilidades que confere condições de igualdade para pessoas de todo o mundo. Se o candidato domina certo nível de inglês e está preparado para o exame escolhido, o sucesso é garantido.

É recomendado que o candidato faça uma escolha compatível com o seu nível de conhecimento no idioma, se preparando e familiarizando com a prova antes do dia do exame.  Isso pode ser feito por meio do estudo de exames anteriores, simulados ou até mesmo ao adotar o uso de ferramentas digitais construídas de forma alinhada ao CEFR. Ou seja, para quem se aplicou aos estudos e focou no objetivo, a prova é compatível com o conhecimento adquirido.

Veja mais dicas de inglês da Cambridge:

Inglês para o trabalho: 3 dicas para acelerar o aprendizado

Use estas duas técnicas para aprimorar a leitura em inglês

*Alberto Costa é SeniorAssessment Manager de Cambridge Assessment English, departamento da Universidade de Cambridge especializado em certificação internacional de língua inglesa e preparo de professores.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de VOCÊ S/A? Clique aqui e assine VOCÊ S/A.

Gosta da VOCÊ RH? É só clicar aqui para ser nosso assinante.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: