Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

A regra de autorização para realização concursos públicos vai mudar?

Diário Oficial desta quarta-feira traz uma determinação do Ministério da Economia para que os concursos sejam autorizados

Por da Redação Atualizado em 24 jun 2020, 16h00 - Publicado em 24 jun 2020, 12h52

O Diário Oficial desta quarta-feira, 24, traz a determinação do governo de que a análise de autorização de concursos públicos traga estudos de impacto de longo prazo no orçamento, a partir do próximo dia 1 de julho.

A medida, Instrução Normativa 46, feita pelo Ministério da Economia, vale para todos os órgãos e entidades integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec) na solicitação de autorização de concursos públicos e de provimento de cargos públicos.

  • Segundo o ministério, a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) já preveem que as solicitações de concurso público tenham a estimativa de impacto orçamentário-financeiro no exercício em que entrar em vigor e nos dois exercícios subsequentes.

    Estudos da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal mostram que a União fica comprometida com pagamentos a um servidor público ao longo de 69,8 anos levando-se em consideração a sua vida ativa, aposentadoria e direito a pensão de seus dependentes. Segundo os dados, os servidores trabalham por 34,2 anos, em média, e ficam aposentados por 24,6 anos e, em média, são 11 anos até que seu último dependente perca a pensão.

     

    Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de VOCÊ S/A? Clique aqui e assine VOCÊ S/A.

    Gosta da VOCÊ RH? É só clicar aqui para ser nosso assinante.

    Continua após a publicidade
    Publicidade