9 metas profissionais dos brasileiros para 2025
Ser promovido, empreender, e explorar novas oportunidades são algumas da metas profissionais que os trabalhadores querem alcançar este ano.

Ano novo, vida profissional nova. O início de um novo ciclo é o momento ideal para reavaliar suas metas e propor mudanças. Com isso, várias pessoas aproveitam a empolgação para refletir sobre seu futuro e planejar sua vida profissional.
Para compreender quais são as resoluções profissionais mais comuns de 2025, a plataforma Onlinecurriculo entrevistou 500 brasileiros de todas as regiões do país. A pesquisa buscou quais são os desejos de carreira para este ano e quais hábitos profissionais vão ficar no passado.
“Explorar novas áreas dentro da própria profissão” foi a meta mais escolhida pelos brasileiros, com 27,2% de respostas. Inovar na hora em que já atua é uma forma de se aventurar em novas habilidades de forma segura, sem necessariamente mudar de carreira.
Em segundo lugar, “Iniciar um negócio próprio ou empreender na minha área” ficou com 24,8%. Para quem busca trajetórias mais independentes, empreender é uma boa opção. Essa decisão pode indicar uma insatisfação com o emprego atual ou a vontade de tomar controle de sua vida profissional.
Fechando o pódio, “ter um plano de carreira estruturado”, com 21,4%, pega o terceiro lugar. Um plano de carreira é um documento que estabelece a trajetória que um colaborador pode fazer na empresa. Isso é positivo para ambas, já que impulsiona o crescimento profissional e a retenção de talentos pela instituição, dando ao funcionário um caminho claro para que ele progrida na firma.
Várias pessoas responderam com metas envolvendo assumir novos e mais importantes cargos. Ser promovido (16,4%) e assumir posições de liderança (15,6%) apontam que uma parcela significativa dos trabalhadores ainda busca subir a escada na empresa, o jeito tradicional.
Com muitos focando na evolução do trabalho, por outro lado, uma taxa importante quer reduzir a carga horária de trabalho (14%). Isso mostra preocupações com equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Além disso, um número considerável de pessoas quer mudar de vida profissional drasticamente: 10,6% querem mudar de empresa e 14,6%, de carreira. Somando, 25,2% das respostas falam de troca de emprego de alguma forma. Isso reforça que há certo descontentamento com a atual carreira e o desejo de migrar para outras áreas ou firmas.
Confira o gráfico completo das maiores metas profissionais para 2025:

Mas para que tudo isso seja realizado, há algumas barreiras a serem quebradas. Os trabalhadores elencaram alguns fatores que podem impedir que essas metas sejam concretizadas, como salário abaixo do esperado (28%), falta de recursos financeiros para qualificação (19,6%) e dificuldade em conciliar estudos e trabalho (18,6%). Os obstáculos financeiros e a falta de tempo podem limitar o acesso a oportunidades de capacitação, essenciais para o crescimento profissional.
“Ao analisar os dados, a meta geral que predomina é a vontade de explorar novas possibilidades, seja pela inovação na área atuante ou independente, ou seja por meios tradicionais do mercado de trabalho”, afirma Amanda Augustine, especialista em carreiras da Onlinecurrículo. “Diferentemente de tendências como o ‘quiet ambition’, pode-se perceber que há sim motivação por clareza nos próximos passos da carreira e por crescimento dentro da empresa, longe da estagnação”.
“Em contrapartida, a baixa remuneração e a falta de tempo não vão apenas dificultar a obtenção desses objetivos, como vão deixar mais difícil o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Dessa forma, é importante que o trabalhador tenha metas reais e um planejamento detalhado para chegar onde quer chegar”, finaliza Augustine.