Sete passos para assumir o protagonismo na carreira

Em novo artigo, Sofia Esteves explica como fazer uma gestão estratégica da vida profissional

Antes era normal um trabalhador dedicar décadas da sua vida a uma mesma organização, mas isso não é mais uma realidade. Com mais dinamismo, o comum agora é transitar entre organizações podendo, inclusive, mudar completamente de profissão dentro de uma mesma companhia. Sendo assim, gerir a carreira deixou de ser uma responsabilidade das empresas: hoje cabe aos próprios profissionais.

Para que isso aconteça, o autoconhecimento, a autonomia e o protagonismo são fundamentais. Afinal, não há como iniciar um bom planejamento sem antes saber, de fato, para onde você deseja chegar.

Nos parágrafos a seguir, irei compartilhar alguns conselhos para que você assuma as rédeas da sua vida profissional. Porém, lembre-se: nenhum plano deve ser rígido. É possível mudar de ideia ao longo do percurso e tudo bem. Nada que uma revisão e alguns ajustes não resolvam, ok? Então, vamos lá:

Não existe autogestão sem autoconhecimento

Além do autoconhecimento ser importante para a tomada de decisões, a prática é essencial para o desenvolvimento da inteligência emocional. Quando se conhece sua própria história e entende seus traumas e desafios, torna-se mais fácil perceber suas emoções. Então, inicia-se uma jornada para driblar comportamentos que impedem o avanço ou atrapalham as relações, inclusive profissionais.

Faça uma análise SWOT  

SWOT é a sigla em inglês para Forças (Strengths), Fraquezas (Weakness), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).  Apesar da ferramenta ser muito utilizada na administração, ela pode ser adaptada para uma autoanálise.

S (forças): liste características pessoais positivas, reconhecidas como virtudes na sua vida profissional.

W (fraquezas): identifique aqueles traços que atrapalham a carreira.

O (oportunidades): considerando suas características, preferências e condições, que oportunidades você enxerga no mercado para progredir?

T  (ameaças): por outro lado, quais fatores e eventos desse mercado podem ameaçar seu crescimento profissional?

 

 

Invista em feedbacks e networking

Contar com visões de colegas de trabalho e gestores é um complemento a autoanálise. Afinal, há aspectos pessoais que não conseguimos enxergar sozinhos ou não percebemos como “fragilidades”.

Outra dica é criar uma boa rede de relacionamentos profissionais. Isso, além de fazer você ser lembrado na hora de uma indicação, é importante para se manter atualizado através do contato com outras pessoas da sua área.

Transforme o aprendizado contínuo em um novo hábito

De acordo com o Fórum Econômico Mundial, nos próximos três anos 54% dos profissionais terão que adquirir novas habilidades. O motivo? O avanço da transformação digital nas empresas. Sendo assim, é preciso entender quais conhecimentos serão necessários para os desafios atuais e futuros que envolvem o trabalho.

Isso porque a tecnologia não só traz novidades em termos de softwares e ferramentas, como também modifica diariamente o comportamento dos consumidores – o que impacta o modelo de trabalho da maioria dos setores.

O inédito será uma constante! Por isso, o aprendizado contínuo, tornou-se uma das habilidades mais requisitadas pelos recrutadores atualmente.

E fique sabendo: o aprendizado contínuo significa muito mais do que apenas concluir cursos e conquistar certificados. Ele requer que os profissionais se desafiem constantemente, explorando novos conhecimentos, ferramentas e maneiras de se relacionar e de trabalhar.

De acordo com a Pesquisa Carreira dos Sonhos, 66% dos jovens talentos, 82% da média gestão e 84% da alta liderança acreditam que o desenvolvimento contínuo deve ser protagonizado pelos próprios profissionais.

Autonomia é liberdade. Não espere o incentivo das empresas para começar a investir no seu desenvolvimento, ok? Hoje, já é possível encontrar inúmeras plataformas de educação corporativa que oferecem mini cursos gratuitos ou a preços acessíveis.

Administre seu tempo com sabedoria 

A autogestão envolve saber gerenciar o tempo de forma que seja possível encontrar espaços para a vida pessoal e profissional. Limite seu horário de trabalho, invista em momentos de lazer e separe algumas horas diárias para estudar e investir na sua presença digital profissional.

Explore novas experiências 

Para descobrir outras possibilidades na sua carreira, é necessário sair do piloto automático. Proponha projetos novos à sua empresa que te permitam explorar diferentes cenários e habilidades, por exemplo.

Conte com a ajuda de um profissional especializado 

Todas as profissões contam com uma extensa gama de possibilidades. Contar com a ajuda de um coach ou consultor de carreira pode ser útil para compreender quais caminhos fazem mais sentido.

Espero que essas dicas simples possam te ajudar a chegar mais perto dos seus objetivos!

Boa jornada.

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