Imagem Blog

Sofia Esteves

Fundadora e presidente do conselho do Grupo Cia. de Talentos, professora e pesquisadora de gestão de pessoas
Continua após publicidade

Entenda o conceito de Anywhere Office, o upgrade do trabalho remoto

Modelo é tendência do futuro e traz uma série de vantagens para empresas e profissionais.

Por Sofia Esteves, colunista de VOCÊ S/A
26 jan 2021, 17h00

Com o surgimento da Covid-19 no ano passado, do dia para a noite milhões de profissionais ao redor do mundo tiveram de adotar o home office em caráter de urgência. E, apesar do susto inicial e dos inúmeros desafios envolvendo a pandemia, o trabalho à distância caiu no gosto das pessoas. De acordo com uma pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), 80% dos gestores das empresas brasileiras aprovam o regime de teletrabalho.

Ser flexível e altamente adaptativo antes era um diferencial no mercado de trabalho. Agora, não é mais uma questão de opção – é uma forma de sobrevivência. Muitas empresas, como a Google e o Twitter, por exemplo, já anunciaram que o trabalho presencial será opcional daqui a diante.

Isso abre um leque de possibilidades para os profissionais. Afinal, isso significa poder realizar suas atividades de qualquer lugar do mundo. Como resultado, começa a se popularizar o conceito do Anywhere Office.

O termo se refere a um modelo de trabalho que permite que as pessoas façam suas tarefas de qualquer lugar: de casa, do escritório, em coworkings e até mesmo em cafés e hotéis. Estes últimos são os habitats dos nômades digitais, indivíduos que viajam o mundo enquanto trabalham. Na prática, há apenas a necessidade de um espaço que seja confortável e uma boa conexão de internet. E quando a pandemia estiver controlada, essa será uma opção de trabalho para um número cada vez maior de profissionais.

Essa tendência já tem impactado a dinâmica das cidades. Algumas pessoas estão chegando à conclusão, por exemplo, que vale a pena sair dos apartamentos minúsculos das metrópoles e ir em direção às áreas rurais ou cidades menores. Segundo um artigo publicado na revista americana Fast Company, desde o início da pandemia, quase 40% dos moradores de grandes cidades já consideraram se mudar em busca de lugares que ofereçam melhor custo-benefício e qualidade de vida.

As vantagens do Anywhere Office

A flexibilidade do modelo oferece uma série de benefícios, tanto às empresas quanto aos profissionais. Sem a necessidade de arcar com a manutenção de escritórios, por exemplo, as companhias podem economizar um bom dinheiro. Com esse dinheiro extra é possível investir em novos projetos, áreas de negócios e no desenvolvimento dos seus profissionais.

Por outro lado, os trabalhadores deixarão de lidar com transporte público e o trânsito caótico dos grandes centros. Isso, consequentemente, diminuirá o estresse e o cansaço durante as jornadas de trabalho.

Até mesmo a nossa capacidade de inovar pode se beneficiar desse novo paradigma. Afinal, a rotina é uma das maiores vilãs da criatividade. Quando os profissionais têm a opção de escolher onde e como trabalhar, cada dia torna-se uma experiência diferente. Isso gera novas vivências e conexões, que resultam em insights e ideias que não seriam possíveis se os mesmos estivessem trancados dentro dos escritórios.

Outra coisa é que, fora do escritório, haverá um incentivo maior às pessoas serem elas mesmas. Você já percebeu o quanto a roupa que vestimos influencia nosso humor e forma de pensar? Sim, vestimentas moldam a nossa personalidade e os nossos comportamentos em determinados ambientes. Sem a necessidade de seguir um padrão, os profissionais estarão mais livres e, consequentemente, mais à vontade para inovar.

Continua após a publicidade

Para finalizar, lhe deixo uma reflexão: se você pudesse desenhar a sua experiência de trabalho em 2021, como ela seria? Quais são os lugares que te inspiram? Onde você sempre sonhou morar, mas não podia por causa do endereço da sua empresa?

A pandemia trouxe muitas tristezas e um tanto de incertezas. Mas, se observarmos com carinho, ela também nos deu um passe livre para sonhar novamente – e um caminho infinito de possibilidades para o futuro.

Boa jornada!

----

Publicidade