Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Simone Simon Por Comunicação Palestrante professora de MBA na FGV e consultora. É especialista em negociação por Harvard e autora do livro "Faça ser Fácil"

Faltando “acabativa”? 5 passos para conseguir realizar suas metas em 2020

É fácil se apegar às desculpas e desistir no meio do caminho. Confira como não cair nessa armadilha mental

Por Simone Simon Atualizado em 17 jan 2020, 18h54 - Publicado em 14 jan 2020, 16h05

2020 já está aí. Cada no ano marca o encerramento de um ciclo e a abertura de outro que, geralmente, vem recheado de fé e esperança.

Fé é uma palavra que significa “confiança”, “crença”, “credibilidade”. Ter fé implica uma atitude contrária à dúvida e está intimamente ligada à confiança. Ter fé significa ter esperança de que algo vai mudar de forma positiva, para melhor.

Em todos os grupos dos quais participo, é comum ver pessoas determinadas a fazerem o próximo ano diferente. Novas metas que, quem sabe pulando as sete ondinhas, com fé, darão certo?

Pode ser o desejo de ler um livro por mês, voltar para faculdade, ser promovido, abrir o seu negócio, ganhar mais dinheiro e por aí vai. Sonhar não custa nada, mas realizar tem seu preço e, normalmente, é bem mais caro que somente a fé.

É lindo ter um objetivo para chamar de seu, é isso que nos move, nos dá energia e brilho nos olhos, mas nada me entristece mais do que ver tantas pessoas passando pela vida desejando muito, mas seguindo com atitudes frágeis, sem realizar suas metas e sem obter o sucesso que tanto desejam.

Isso acontece por algumas razões:

– Falta de foco, planejamento, propósito claro e metas passíveis de concretização;

– Falta de iniciativa: algumas pessoas têm medo de tentar e se frustrar, e sequer dão o primeiro passo;

– Falta de “acabativa”: é fácil se apegar às desculpas e desistir no meio do caminho, mesmo quando já realizaram uma parte e estão quase lá;

Continua após a publicidade

– Falta de apoio emocional. Inúmeras pesquisas mostram que quanto maior o apoio social, mais resiliente a pessoa se torna.

Sempre gostei muito de acompanhar pessoas, conhecidas ou não, que conseguiam realizar suas metas. Pode ser um grande executivo ou empresário, algum aluno de MBA, alguém que participou de um treinamento ou mesmo o empreendedor que mora perto da minha casa.

É inspirador ver quem, de alguma forma, chegou lá, que serve de exemplo e pode contribuir com alguma valiosa lição. Hoje, eu acredito que existem cinco passos fundamentais para a realização de metas:

1) Defina o propósito. Faz mesmo sentido – para você – lutar por isso? Está de acordo com seus princípios e valores?

2) Seja obcecado por resultados. Decida, planeje e realize. Tenha uma grande meta, mas divida em pequenas etapas e monitore cuidadosamente sua execução e realização.

3) Mantenha uma ação consistente: a prática faz amadurecer a habilidade e potencializa a conquista.

4) Esteja disposto a pagar o preço: sucesso é resultado de muita entrega, persistência e superação.

5) Negocie: para aquilo que depende apenas de você, motivação é fundamental. Para todas as outras coisas, você precisa, inevitavelmente, negociar. Construa relacionamentos sólidos, seja flexível, entenda o outro lado e proponha trocas de valor quando possível.

Para a fé se concretizar, bem como seus sonhos, esforço, trabalho e disciplina são fundamentais. Acredite, tenha fé, mas não deixe de trabalhar duro.

Feliz 2020!

Divulgação/VOCÊ S/A
Continua após a publicidade
Publicidade