Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês
Patrícia Maldonado Por VOCÊ S/A Jornalista, trabalha com TV há 24 anos. Passou por Globo/SporTV, Record e Band. Ministra o curso "Perca o medo da câmera". @patriciamaldonado

O cenário certo para os seus vídeos

O ambiente deve remeter à mensagem que você quer passar.

Por Patrícia Maldonado Atualizado em 9 abr 2021, 15h53 - Publicado em 9 abr 2021, 15h45

Um bom vídeo precisa de um bom cenário. Mas não se assuste. A ideia não é que você gaste dinheiro montando um estúdio na sua casa ou no seu ambiente de trabalho. O importante é que, na hora de escolher onde gravar, você leve em consideração a identidade visual de seus vídeos (e otras cositas más) e tome cuidado para não escolher um cenário que não tenha nada a ver com aquilo que você está falando, com a mensagem que você pretende que seja assimilada pela sua audiência.

O que funciona mais para a dona de uma loja de roupas, por exemplo? Gravar no carro, a caminho do trabalho, ou na loja, com roupas e funcionárias ao fundo? O que combina mais com um corretor de imóveis? Gravar com um fundo branco do escritório ou com uma casa incrível à venda aparecendo atrás?

Parece um detalhe besta, eu sei, mas muita gente simplesmente se esquece de escolher a melhor locação para suas gravações. E perde oportunidades com isso! O cenário pode ser sim uma excelente estratégia de engajamento. Desde que bem pensado.

A questão é que muita gente tem preguiça de esperar o melhor momento para apertar o REC ou pensa que ninguém vai reparar no que está aparecendo ao fundo.

Ledo engano.

Quem vai querer contratar um profissional que está falando sobre algum produto ou serviço se no vídeo dessa pessoa o cenário é um quarto super bagunçado?

Enfim, para te ajudar a escolher o melhor lugar para suas próximas gravações separei cinco dicas importantes. Com elas tenho certeza que, da próxima vez, você vai arrasar!

1. Organize o cenário

Você precisa transmitir uma imagem de credibilidade nos seus vídeos e uma eventual desorganização atrás de você, como eu disse, pode colocar tudo a perder. Passa a impressão de desleixo.

Continua após a publicidade

2. Personalize o ambiente

Achou um local iluminado e organizou tudo? Hora de colocar em cena elementos que estejam ligados ao tema do seu vídeo, para adicionar um toque personalizado ao ambiente.

3. Encontre um lugar bem iluminado

Já falei em outra coluna que uma boa luz faz toda a diferença no momento de captar suas imagens. Portanto, é essencial que você escolha um local bem iluminado para fazer a sua gravação. Se não tiver equipamento de iluminação não tem problema. É só fazer os registros durante o dia, com luz natural de frente para janelas ou entradas de luz.

4. Peça silêncio

Especialmente se você não estiver utilizando um microfone para captar o áudio, escolha um lugar bem calmo e tranquilo para gravar. Se isso não for possível, peça silêncio na hora da gravação. Lembre-se que, para garantir um áudio de qualidade, o melhor é ter o mínimo possível de interferências.

5. Capriche no enquadramento

O enquadramento é tudo aquilo que será captado pelas câmeras; em outras palavras, que aparecerá no seu vídeo. Há enquadramentos mais abertos (com um plano que mostre o fundo e os arredores do cenário) ou mais fechados (focado em você). Na dúvida, escolher um meio-termo é uma aposta segura.

 

 

 

 

Continua após a publicidade
Publicidade