Como se manter positivo na crise

Em meio à covid-19, fica difícil enxergar as coisas pelo lado bom. Mas existem algumas maneiras de fazer isso

Tenho conversado com mais de 100 profissionais por semana nesses tempos de quarentena. Para todos eu faço a mesma pergunta: o que estão fazendo para se manter positivos em meio ao cenário da covid-19? O interessante é que muitas respostas de pessoas que nunca se viram coincidem, por isso achei interessante de compartilhar com vocês os principais insights que recebi:

Pergunte para si mesmo sobre o que te faz feliz

Pense em pequenas coisas que podem te fazer feliz e inclua na rotina ao longo dos dias. Não precisa e nem deve ser algo grandioso. Eu, por exemplo, gosto de ler livros dos mais diversos assuntos e reservei um espaço na minha agenda para ler, pelo menos, uma hora por dia. Também gosto de fazer atividades com meus filhos e tenho feito sessões de culinária envolvendo os dois.

Não fique tão viciado em redes sociais

As redes sociais são importantes para socializar com os amigos, principalmente nesse momento de reclusão. No entanto, o excesso pode elevar o nível de estresse, seja pelo alto número de notícias alarmantes ou informações falsas, além do fato de corrermos o risco de ver postagem de pessoas em clima de férias e com privilégios contrários a realidade da maioria.

Pratique algo para esvaziar a sua mente

Considere aderir à meditação ou colocar em prática conceitos de mindfulness. Avalie se essas atividades fazem bem para o seu perfil. Caso não se adapte, tente algo mais dinâmico, como dançar, tocar um instrumento ou jogar uma partida de xadrez. Tudo, claro, dentro de casa.

Faça pausas ao longo do dia

A tendência do home office é trabalharmos mais, se compararmos à rotina que tínhamos antes da pandemia. Então, é bom se policiar. De tempos em tempos, faça uma pausa para um café, dê uma volta pela casa ou aprecie a vista da janela. Quando nos permitimos essa pausa, a tendência é retomarmos as atividades mais focados.

Não se force demais em ser positivo o tempo todo

Quando estamos demasiadamente focados na nossa própria felicidade tendemos a nos isolar de outras pessoas com a sensação que o outro possa interferir no nosso positivismo. No entanto, minha percepção é de que o distanciamento total do mundo externo pode nos levar a picos de desânimo e estresse, principalmente em pessoas perfeccionistas. O cenário não está fácil e não sabemos até quando ele será assim. Então, é importante ter a resiliência para aceitar que teremos dias mais positivos do que outros, e está tudo bem.

Faça uma lista das coisas boas que estão acontecendo na sua vida na quarentena

Já parou para pensar sobre as coisas que você não conseguia fazer por causa da correria do dia a dia e agora encontrou um tempo? Eu, por exemplo, não estou satisfeita com o distanciamento social, mas estou satisfeita por não ter que enfrentar o trânsito e estou adorando poder passar mais tempo em família participando mais da rotina de todos. Com certeza tem algo de positivo no que estamos vivendo. Faça uma reflexão a respeito.

Faça uma lista de tarefas 

Antes mesmo da pandemia, meu dia sempre era guiado pela lista de atividades que precisavam ser realizadas. Minha recomendação é que você tente fazer uma também porque é um ótimo método para visualizar o quanto o seu dia rendeu. A frequência pode ser diária ou semanal. O importante é que o processo exista e que você comemore sempre que conseguir concluir alguma ação. São pequenas vitórias que geram sentimentos bons ao longo do dia.

Organize a sua casa e o seu local de trabalho

Faça isso da forma que achar melhor. Algumas pessoas relataram para mim que se sentiram bem fazendo uma faxina na casa, enquanto outras adotaram o método da Marie Kondo. Enfim, cada um se adapta de uma forma particular de organização, mas é fato que um local organizado, limpo e agradável vai aumentar a produtividade e a sensação de felicidade.

Mantenha contato com os colegas de trabalho

Essa socialização pode ser por telefone ou chamada de vídeo, o importante é que ela aconteça. Entre os profissionais com os quais tenho conversado, a grande maioria afirmou que manter contato com outras pessoas da empresa, utilizando recursos de voz e vídeo, tem sido um ótimo investimento de tempo para se sentir melhor.

Não se cobre tanto

Todos iniciamos o ano de 2020 com metas agressivas, dentro de uma conjuntura de retomada da economia, um mercado demonstrando sinais de melhora e um PIB em crescimento. O cenário mudou e é natural que os entregáveis mudem também. Aceite isso e não fique chateado se os resultados do segundo trimestre forem ruins ou abaixo do que foi projetado inicialmente. É importante, nesse momento, fazer uma reavaliação de todas as metas em alinhamento com seu gestor direto. Tenha resiliência para aceitar que nem tudo vai sair conforme planejamos.

Espero, de verdade, que esses insights possam te ajudar a manter um clima positivo, na medida do possível. É importante ressaltar que a noção do que faz cada um feliz varia de pessoa para pessoa e cabe a cada um refletir no que pode te fazer mais feliz dentro do contexto atual. As notícias dos órgãos de saúde alertam que ainda temos muitos desafios pela frente, pois ainda estamos a caminho do pico da pandemia. Mas, não podemos nos deixar contaminar demais apenas com notícias catastróficas e negativas. Esse excesso não ajuda. Por isso, reflitam a respeito dos pontos que eu citei. Assim, será mais fácil agregar leveza para os próximos dias.

 (Divulgação/VOCÊ S/A)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s