Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Diogo Arrais Por Língua É professor de língua portuguesa, consultor de empresas, fundador do Arrais Cursos e criador do Canal Mesma Língua no Youtube

Você consegue encontrar os erros nestes verbos?

O verbo “assistir”, no sentido de ver, exige a preposição "a". No mesmo time da transitividade indireta, joga o verbo  “agradar”, no sentido de satisfazer.

Por Diogo Arrais, professor de português (@diogoarrais) Atualizado em 9 dez 2020, 20h01 - Publicado em 21 out 2020, 12h00

No campo da Gramática Normativa, alguns verbos normalmente driblam locutores, escritores, torcedores, falantes. Não são raras expressões como:

“Assista os jogos do seu time pelo canal Alpha.”

“Parece que a substituição agradou o jovem torcedor.”

“É impressionante como os jogadores não obedecem o técnico.”

O verbo “assistir”, no sentido de ver, exige a preposição A; é transitivo indireto: “Assistamos aos jogos pelo canal Alpha.”. Caso o complemento fosse uma expressão no gênero feminino, crase ocorreria com a preposição e o artigo:  “Assistamos às partidas pelo canal Alpha.”

No mesmo time da transitividade indireta, exigindo a preposição “a”,  joga o verbo  “agradar”, no sentido de satisfazer: “Parece que a substituição agradou ao jovem torcedor.”

Complementando o trio de comuns transitivos indiretos, aparece o verbo obedecer, ligado obrigatoriamente à preposição “a”: “É impressionante como os jogadores não obedecem ao técnico, mas obedecem à assistente.” 

A essas situações é precioso o toque da preposição, na transitividade indireta de tais verbos.

Um grande abraço, até a próxima e inscreva-se no meu canal!

foto/Divulgação
Continua após a publicidade
Publicidade