Imagem Blog

Diogo Arrais

Por Língua
É professor de língua portuguesa, consultor de empresas, fundador do Arrais Cursos e criador do Canal Mesma Língua no Youtube
Continua após publicidade

Técnicas para falar bem em público

Você tem medo de falar em público? Vai aqui uma técnica milagrosa, no sentido irônico do momento: treinar e treinar.

Por Diogo Arrais, professor de português (@diogoarrais)
Atualizado em 9 dez 2020, 19h52 - Publicado em 30 set 2020, 12h00

Por mais que não seja tão simples subir ao palco e desenvolver uma palestra elogiável, forte e com clareza, lembre-se de que todo ser humano começou, num dia. Valorize todo o aprendizado que advém das dificuldades, desafiando-se sempre a dominar mais as palavras.

Separei, abaixo, valiosas reflexões para você usar no dia a dia corporativo. Antes disso, a regra “número um” do comunicador elegante: pensar antes de proferir.

ELABORAR UM ROTEIRO

Texto tem início, meio e fim. Elabore um roteiro, ao menos com palavras-chaves, em acordo ao tempo proposto à apresentação.

Caso use eslaides, tente expor os substantivos e verbos mais importantes, fugindo-se de longas frases clichês. Mostre à plateia domínio textual e temático.

Continua após a publicidade

PRECIOSISMO É PREJUÍZO

Um erro muito comum de quem se frustra é criar uma expectativa incoerente à sua realidade: a perfeição. Nenhum ser, no planeta Terra, é perfeito. Você e sua apresentação podem passar por correções, considerações e situações de improviso.

Errar é uma parte muito importante do processo. Nunca se desencoraje por algum ruído ou por alguma crítica maldosa. Vá em busca de fazer da palavra a ponte para o seu grande sonho.

INSPIRAÇÕES

É extremamente válida a inspiração em comunicadores de destaque (as apresentações TED são a esperança de um mundo melhor!), mas será lamentável comparar-se em demasia, imitar em demasia, correndo o sério risco de perda na naturalidade comunicativa.

Continua após a publicidade

Se realmente falar bem e de maneira encantadora é o seu objetivo, insira a prática no palco: vá para um auditório, grave sua apresentação, invista em um bom microfone, iluminação (melhorará sua videoconferência) e treine semanalmente. Exercícios comunicativos precisam fazer parte de suas prioridades.

Um grande abraço, até a próxima e inscreva-se no meu canal!

(foto/Divulgação)
Publicidade