Imagem Blog

Diogo Arrais

Por Língua
É professor de língua portuguesa, consultor de empresas, fundador do Arrais Cursos e criador do Canal Mesma Língua no Youtube
Continua após publicidade

Dia da Língua Portuguesa: 3 regras que bons comunicadores não quebram

Professor Diogo Arrais cita o que bons comunicadores fazem para conseguir inspirar pessoas com seus textos e mensagens

Por Diogo Arrais, professor de português (@diogoarrais)
Atualizado em 9 dez 2020, 19h40 - Publicado em 5 Maio 2020, 15h32

Hoje, 5 de maio, é o Dia Mundial da Língua Portuguesa. Muito além de questões entre o “certo” e o “errado”, é com a nossa Língua a expressão do pensamento.

 Conhecer suas nuanças gramaticais garante mais criatividade, elegância, clareza e ordem: um bom comunicador jamais perderá a chance de aprender com a leveza metafórica de um poeta. Em tempos tão modernos, são lúcidas e impactantes as narrativas envolventes; dominar a Língua, pois, é fundamental no dia a dia corporativo.

O PODER DA REVISÃO

 O contato saudável no estudo de um idioma exige prática, paciência e constante revisão. Um bom exemplo está no estudo regencial: verbos, transitividades e possíveis crases demandam dedicação.

É curioso notar que são poucos os profissionais habituados à reescritura de um simples e-mail, ou seja, à revisão textual. Um bom conselho é imprimir o documento e revisá-lo, porque uma simples inversão de estrutura pode melhorar muito a mensagem.

O BENDITO TEMPO

 Cada vez mais, é exigida a rapidez; com isso, frases são vítimas de terríveis ambiguidades e desvios de concordância, causando ruídos e menos produtividade (uma vez que deverá haver a confirmação do pretendido com determinada frase).

Como imaginar que, em pleno século tecnológico, tanta gente despreza as riquezas dos sinais de pontuação? Resultado: textos caóticos.

COMO ESTUDAR

Sem a ideia de perfeccionismo, arrisque-se a mudar, a enriquecer o vocabulário e a desenvolver apresentações cuidadosas quanto à Pronúncia, Concordância, Pronomes, Conjugação Verbal e Conectivos.

Com alguns meses de dedicação, o resultado virá. Quanto mais disciplina com a leitura e o estudo, mais evolução. Uma dica interessante é resolver exercícios sobre a nossa Língua e jamais abandonar o estudo gramatical.

Continua após a publicidade

Viva o dia 5 de maio! Viva o Dia Mundial da Língua Portuguesa!

Um grande abraço, até a próxima e inscreva-se no meu canal!

(foto/Divulgação)

                       

 

Publicidade