Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês
Armando Lourenzo Doutor e mestre em administração pela FEA/USP e diretor da Universidade Corporativa da consultoria EY

Além do salário: como um líder pode motivar sua equipe

Promoções devem acompanhar as realizações do profissional, mas existem outras formas de reconhecimento. 

Por Armando Lourenzo Atualizado em 19 out 2021, 11h57 - Publicado em 19 out 2021, 16h00

A motivação de pessoas é um ponto importantíssimo para quem lidera. Sempre me questionam se o salário motiva ou não. É bem difícil responder a essa pergunta, cuja resposta depende do momento de cada profissional. No entanto, não há dúvida de que o salário precisa ser justo e capaz de garantir condições dignas de vida, considerando a função e a realidade do mercado, após a comparação com as médias nas mesmas funções em empresas do mesmo porte e setor. 

Claro que promoções e aumentos salariais devem acompanhar as realizações das pessoas – e é importante que os profissionais estejam preparados para a posição futura. Há também outras formas de reconhecimento que precisam ser consideradas. Como líder, é muito importante acompanhar o trabalho de cada integrante de sua equipe e valorizá-lo, publicamente ou de forma privada, com elogios verdadeiros. 

Nas suas reuniões de feedback, você também pode mencionar os feitos do profissional citando exemplos claros. Eles funcionam como a uma comprovação de que você, de fato, observou o que seu colaborador realizou e o que estava acontecendo na equipe.

Celebrações também devem ser consideradas e, dependendo do impacto da conquista dos colaboradores, podem ser desde um café da manhã a um almoço em equipe. 

O engajamento é essencial para os resultados e para que você consiga manter um bom clima organizacional. Parte do clima na equipe depende de ações institucionais da sua empresa, como remuneração, excesso de tarefas ou mesmo pressão no trabalho decorrente de metas elevadas. No entanto, outra parte está relacionada à postura de liderança que você exerce – e, para ser mais preciso, da sua proximidade com o time.

Delegar é importante, mas é necessário acompanhar o andamento das atividades para orientar as pessoas no intuito de desenvolvê-las e corrigir eventuais problemas. A ideia é que as tarefas sejam realizadas dentro do prazo, com qualidade e dando apoio ao alcance de seus objetivos como líder de uma área.

Conhecer as pessoas, entendendo suas limitações e potencialidades, fará com que você lidere dentro da verdade, respeitando as individualidades de cada um. Outro aspecto importante é a criação de uma causa que una todos os integrantes da equipe em uma mesma direção. 

É vital que todos percebam a importância da área em que trabalham, do valor que ela traz para a empresa e das atividades que executam, para que possam criar conexão com uma causa, motivando-as em torno dela. É importante que a empresa também reconheça sua área como parte de destaque dentro da organização.

Essa conquista é uma tarefa sua. Você precisa mostrar os resultados da área, comunicar e tangibilizar as conquistas para que a empresa saiba valorizar seu time. Há também como reforçar esse aspecto a partir das conexões estabelecidas internamente, sobretudo com a área de comunicação e marketing.

Continua após a publicidade

Publicidade