Vítima de fraude do INSS? Saiba como pedir ressarcimento dos valores
O ideal é baixar e logar no aplicativo do INSS. Se pintar notificação dele na próxima terça-feira (13), bingo: você tem valores a receber.

ilberto Waller Júnior, atual presidente do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), já deu a letra nesta quinta-feira (8): os aposentados, pensionistas e beneficiários que tiveram descontos irregulares em contracheques serão notificados no famigerado aplicativo Meu INSS.
Estima-se que, entre 26 de maio e 6 de junho, nove milhões de brasileiros sejam ressarcidos em quase R$ 293 milhões. Segundo Waller, a notificação deve pintar para os prejudicados na próxima terça-feira (13).
Caso você não tenha baixado o aplicativo, vale começar por aí (ensinamos o passo a passo e as vantagens de tê-lo no seu smartphone nesta matéria). Inclusive, nesta quarta-feira (7), o app já enviou a 27 milhões de brasileiros uma notificação que dizia justamente o contrário, avisando que esses não tiveram qualquer desconto no benefício.
Se chegar a notificação para você na terça (não terão avisos via mensagem no WhatsApp, email, ou ligação. Isso é golpe!), o próximo passo é esperar até quarta-feira (14). No dia, o afetado terá acesso ao valor exato do desconto e se ele foi, de fato, proveniente de fraude.
A partir daí, já será possível requerer o ressarcimento diretamente pelo aplicativo (ou, caso prefira, ligando para o telefone 135. Funciona das 7h às 22h, inclusive para tirar dúvidas do cidadão). Vale dizer: a compensação só rola com descontos que aconteceram até março de 2020.
Depois do pedido, o sistema vai gerar uma cobrança automática à entidade mencionada. Ela terá 15 dias para comprovar a regularidade ou tomar providências para ressarcir o valor, que deve pingar na mesma conta que você já recebe o benefício. Novamente: no final de maio e começo de junho.