Startup indiana viraliza por demitir funcionários por burnout, mas diz que foi estratégia de marketing

Segundo a companhia, a ação serviu para conscientizar sobre a exaustão no espaço de trabalho.

Por Da Redação
14 dez 2024, 12h00
-
 (FatCamera/Getty Images)
Continua após publicidade
T

udo começou com um post no LinkedIn. Nele, uma captura de tela de um email enviado pelo RH da YesMadam – startup indiana de serviços móveis de beleza –  mostrava os resultados de uma pesquisa que buscava medir o estresse no local de trabalho.

Até aí, tudo bem. O que radicalizou os internautas foi a continuação da mensagem: segundo a empresa, para garantir que ninguém permaneça estressado no trabalho, eles tomaram a decisão de se separar de 100 funcionários que indicaram estresse significativo.

A publicação viralizou na rede social – e acendeu fortes críticas à empresa. Elas, posteriormente, foram rebatidas pela empresa em outra publicação da rede azulzinha e em seu Instagram: segundo a YesMadam, o e-mail havia sido parte de uma suposta “estratégia de marketing” para ajudar na visibilidade do lançamento da primeira “Política de Licença para Desestressar” da Índia. 

https://www.instagram.com/p/DDYsmP2Pwv3/?img_index=1

Continua após a publicidade

Isso daria aos funcionários um tempo de licença remunerada para saúde mental. Eles também afirmaram que planejam introduzir um programa que oferece sessões de spa para ajudar a equipe a relaxar, de nome Happy 2 Heal

O papo não colou com grande parte dos internautas. Apesar das boas intenções que a empresa declara na publicação, os comentários dividem a discussão entre relevante e insensível. Especialmente no contexto do país: segundo dados do Instituto UKG Workforce, 78% dos funcionários indianos já passaram por um burnout

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

ECONOMIZE ATÉ 65% OFF

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.