Rio terá feriado no dia 7 de julho por causa da Cúpula dos Brics
Feriado no dia 7 e ponto facultativo no dia 4 para vários trabalhadores cariocas. A folga é um jeito de facilitar a logística do importante evento internacional

A Cúpula dos Brics de 2025 vai acontecer nos dias 6 e 7 de julho no Museu de Arte Moderna (MAM), na cidade do Rio de Janeiro. O evento vai reunir chefes de Estado dos 11 países membros (como África do Sul, Brasil, China, Índia e Rússia) , além dos 10 países parceiros do bloco (Bolívia, Cuba, Nigéria, Tailândia, Vietnã entre outros).
Em abril, Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, sancionou uma lei declarando feriado municipal na cidade na segunda-feira do dia 7 de julho. Já em junho, foi assinado um decreto instituindo ponto facultativo no dia 4 de julho, sexta-feira anterior ao evento.
De acordo com a prefeitura, o feriado foi criado para facilitar a logística de chegada e circulação das delegações dos países-membros do bloco pela capital carioca. Ano passado, a cidade fez a mesma coisa para a data da Cúpula do G20, que aconteceu em 18 e 19 de novembro.
Na ocasião, a prefeitura explicou que os feriados excepcionais são imprescindíveis para realizar o encontro dos principais líderes mundiais com segurança. O evento demanda o apoio da prefeitura às operações logísticas planejadas pelo governo federal – como restrições à circulação geral e bloqueio de vias públicas.
Vai ter feriado carioca nos dias 4 e 7?
O decreto especifica que alguns serviços e setores vão funcionar normalmente, mesmo com o feriado especial. É o caso do comércio de rua, bares, restaurantes, hotéis, pousadas e pontos turísticos. Estabelecimentos culturais, como teatros, cinemas e bibliotecas, também estão liberados para abrir, assim como padarias, centros comerciais e indústrias localizadas nas Zonas Oeste, Norte e na Ilha do Governador.
A regra ainda permite o funcionamento de estabelecimentos em regime de trabalho remoto ou híbrido, além dos serviços essenciais, como saúde, transporte, limpeza urbana e segurança.
Entre outras medidas de segurança tomadas para facilitar a logística da Cúpula está a suspensão das operações de voos do Aeroporto Santos Dumont nos dias 6 e 7 de julho e a suspensão de obras na cidade durante todo o fim de semana.
Desde o começo de 2025, o Brasil é o presidente do Brics. Esta será a primeira Cúpula do grupo desde a ampliação para 20 países. No encontro no Rio, serão debatidas estratégias de cooperação internacional, desenvolvimento sustentável e crescimento econômico entre os membros.