Quer estudar na USP? Instituição lança site que reúne cursos e atividades de extensão
São mais de 200 cursos e centenas de atividades, boa parte gratuitos, distribuídos em todas as áreas do conhecimento e campi da universidade.
ara quem sempre teve o sonho de ter a USP no currículo, a instituição está disponibilizando um repositório de todos os seus cursos e atividades de extensão em uma nova plataforma.
Segundo a universidade, o USP Extensão tem como objetivo facilitar a busca, escolha e inscrição nas atividades disponíveis ao público geral. No total, o USPex reúne mais de 200 cursos e atividades de extensão.
Nesses, tem de tudo. Uma breve vasculhada no site e você encontra cursos de gestão em marketing, homeopatia veterinária, literatura galega e análise de dados com python. Existem modalidades gratuitas e pagas; presenciais (em todos os campi da USP: Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos e São Paulo) e à distância. O usuário pode filtrar o assunto, modalidade e cidade que está procurando na própria plataforma.
Ao encontrar um curso ou atividade do seu interesse, você também tem acesso a uma descrição detalhada do que será abordado, período de inscrição e duração, pré-requisitos, valor (caso seja pago), local, certificação, quantidade de vagas, área de conhecimento e público-alvo.
Qual a diferença entre curso e atividade de extensão?
Os cursos da USP são divididos em quatro modalidades: especialização, aperfeiçoamento e atualização (voltados a pessoas graduadas em qualquer instituição de ensino) e difusão, que servem para toda a comunidade. Aqui as principais diferenças entre eles:
- Especialização: carga mínima de 360 horas e 40 horas de monografia. Aborda campos mais específicos do conhecimento (MBAs, por exemplo, entram aqui);
- Aperfeiçoamento: mesma abordagem que a especialização, mas sem monografia e com carga mínima menor, de 180 horas;
- Atualização: carga mínima de 30 horas. Busca difundir o progresso do conhecimento em determinadas áreas ou disciplinas, de modo mais pontual;
- Difusão: carga mínima de 4 horas. Visa divulgar conhecimentos e técnicas à comunidade.
Já as atividades de extensão são voltadas apenas a graduados, e estão divididas em três categorias:
- Prática profissionalizante: aprimora o exercício da atividade profissional;
- Programa de atualização: desenvolve junto ao interessado, conhecimento ou técnica em determinada área ou disciplina;
- Residência: aberta a graduados, visa o aprofundamento do conhecimento científico e proficiência técnica por meio de treinamento em serviço.
O USPex foi desenvolvido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP, em parceria com o Pecege, instituto responsável pelos cursos de MBA da instituição.