(mafe studio/Unsplash)
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O dia 28 de maio é considerado o Dia Mundial do Hambúrguer. Versões diferentes do prato já circulam por aí há centenas anos, mas sua origem específica ainda é incerta. Muitos traçam o nascimento do hambúrguer até a cidade de Hamburgo, na Alemanha. Contudo, a fama do lanche decolou mesmo nos Estados Unidos.
A combinação de pão, carne e queijo virou um clássico culinário e foi além das fronteiras americanas, com cada país e chef incrementando o burguer da forma que bem entender.
No Brasil, o lanche é uma das maiores preferências nacionais, seja em estabelecimentos físicos, seja pelo sistema de entregas. E para comprovar o seu sucesso, o aplicativo de delivery aiqfome, líder no interior e 2º maior no país, acaba de concluir uma pesquisa inédita sobre o consumo de hambúrgueres. Segundo o levantamento da empresa, no interior, o brasileiro gasta mais de um salário-mínimo por ano com burgers. A região Sudeste lidera o ranking de pedidos na plataforma.
De acordo com o levantamento do aiqfome, a média de consumo é de 26 hambúrgueres por ano no aplicativo. Com um ticket médio de R$ 25,33 por produto, o cliente da plataforma gasta em torno de R$137,05 ao mês e R$1.644 no ano apenas com hambúrguer. Vale lembrar que o salário-mínimo no Brasil é de R$ 1.518,00, valor reajustado em janeiro de 2025. Uma média de 2,27 dos pedidos mensais são recorrentes – foram feitos pelos mesmos clientes nos mesmos restaurantes.
“O hambúrguer é o produto mais pedido por delivery no interior do Brasil. Só no ano passado, nossa plataforma registrou quase 2 milhões de pedidos do lanche, o equivalente a quase 4 pedidos por minuto”, comenta Igor Remigio, CEO do aiqfome. “Não é novidade que ele é um dos responsáveis por consolidar e tracionar o crescimento do sistema de entregas do país, mas acredito que boa parte desse sucesso esteja relacionado a praticidade de consumo, em qualquer lugar e ocasião, como também pelo custo-benefício.”
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