Microinfluenciadores e vídeos curtos ganham destaque no engajamento dos consumidores brasileiros 

Segundo pesquisa, as dinâmicas do marketing de influenciadores estão se modificando: 55% dos consumidores preferem conteúdos de menor duração.

Por Leo Caparroz
7 abr 2025, 15h00
Jovem gravando vlog através do seu celular.
 (athima tongloom/Getty Images)
Continua após publicidade

Nos últimos anos, o marketing de influenciadores se tornou uma estratégia eficaz para conectar marcas e consumidores. Grandes nomes com milhões de seguidores – os chamados megainfluenciadores – sempre dominaram o cenário. Contudo, de acordo com um estudo realizado pela Rakuten Advertising, rede global de marketing de afiliados, outra tendência tem ganhado força: os microinfluenciadores.

Ao contrário dos megainfluenciadores, que possuem um alcance massivo, mas muitas vezes superficial, os microinfluenciadores estabelecem uma relação mais próxima e de confiança com os seus seguidores.

“Isso permite que marcas alcancem o público-alvo com interesses específicos, gerando resultados mais efetivos”, explica Salomão Araújo, Vice-presidente Comercial da Rakuten Advertising no Brasil. “Além disso, o custo-benefício também se destaca com campanhas que exigem investimentos menores, mas entregam taxas de conversão mais altas devido ao forte vínculo emocional com suas comunidades”.

A análise revela que há uma porcentagem crescente de consumidores que preferem esse tipo de relação: com 25% da preferência no setor de beleza; 24% lar e lifestyle, 23% tecnologia, 23% viagem, 23% alimentação e 22% moda.

Outra tendência que também é destacada pelo estudo, e que potencializa este primeiro fenômeno, é o crescimento do consumo de vídeos curtos. Este modelo capta a atenção de forma rápida e eficaz, permitindo que influenciadores criem experiências mais imersivas. No Brasil, essa tendência já é uma realidade, com 55% dos consumidores optando por esse formato, que apresenta taxas de engajamento e conclusão significativamente mais altas.

Continua após a publicidade

“Ao apostar em vídeos curtos, as marcas conseguem comunicar suas mensagens de forma ágil e eficiente, mantendo o público interessado. Expandir a distribuição desse formato para diferentes canais, em vez de limitá-lo a plataformas específicas, impulsiona sua visibilidade”, afirma Salomão. “Quando esses conteúdos são personalizados para refletir a identidade da marca e proporcionar imersões mais profundas, o impacto da campanha se torna ainda mais significativo”.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

ECONOMIZE ATÉ 65% OFF

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.