Lollapalooza com segurança: saiba como proteger o seu cartão e evitar golpes
Vai curtir o festival no final de semana? Confira essas dicas para proteger seus dados e seu dinheiro durante o Lolla

A edição 2025 do Lollapalooza Brasil começa amanhã, dia 28, e vai até domingo, dia 30. Durante os três dias de festival, várias bandas e artistas, nacionais e internacionais, vão se apresentar para os fãs brasileiros. No corre entre um palco e outro, é sempre importante tomar cuidado com seus próprios pertences – especialmente seu celular e cartões.
Pensando nisso, separamos algumas dicas e cuidados que você pode ter para aproveitar o Lolla com mais segurança.
Cuidados com o cartão
- Não perca o cartão, ou outro dispositivo de pagamento, de vista. Você mesmo pode inserir ou aproximar da máquina para realizar a transação.
- Verifique se o cartão não foi trocado em caso de o estabelecimento manuseá-lo para inserir na máquina.
- Antes de aproximar o cartão ou digitar a senha, sempre confira o valor na máquina.
- Veja se o dispositivo de venda está com o visor escuro demais ou com alguma outra característica atípica. Se isso ocorrer, não pague.
- Dê preferência ao pagamento por aproximação que, em geral, têm limite de valor, sem digitar a senha, de R$ 200. Além disso, a maior rapidez da transação e a não necessidade de contato diminui o tempo de exposição do cartão ou outro dispositivo de pagamento utilizado.
- Cadastre-se para receber mensagens do banco emissor sempre que seu cartão for utilizado.
- Em caso de perda ou roubo do cartão, e se houver indícios de transações indevidas, entre em contato imediatamente com a central de atendimento do seu banco.
Cuidados com golpes
- Prefira sempre comprar ingressos pelo site oficial. Antes de comprar com alguém por fora, cheque de novo se não há novos ingressos disponíveis no canal oficial de vendas para o evento.
- Cuidado com perfis e sites que anunciam ingressos à venda. Certifique-se de que não se trata de uma conta falsa ou de um site de fachada. Foto de perfil, publicações, destaques e seguidores em comum são alguns indicativos para ficar de olho. Também é importante evitar clicar em links de ‘promoções imperdíveis’.
- Desconfie se o vendedor mostrar muita urgência em receber o dinheiro. O senso de urgência é um fator que costuma induzir o comprador ao erro, que percebe que caiu em um golpe só depois de ter feito a transferência.
- Cuidado com o Wi-Fi público. No evento e em outras ocasiões, é imprescindível sempre se lembrar de não usar redes públicas para transações financeiras. Essa prática pode reduzir, e muito, a proteção do aparelho e da transição.
- Perdeu o celular lá dentro? Não se desespere. Em eventos com grande concentração de pessoas, as chances de perder o celular ou tê-lo furtado/roubado aumentam. Caso isso aconteça, é importante que o seu aparelho já tenha camadas de proteção para que pessoas não autorizadas não tenham acesso aos seus dados pessoais e bancários.
- Ações simples como ocultar os aplicativos de banco, deslogar do e-mail principal usado para recuperação de senhas, anotar num papel o IMEI do celular para realizar o bloqueio do aparelho rapidamente e adicionar camadas adicionais de senha dentro de aplicativos sensíveis são dicas valiosas para mitigar possíveis prejuízos adicionais.