Enem dos Concursos é neste domingo (18); veja locais, horários e regras
Desde que foi anunciado em setembro, os lugares de aplicação da prova, cronograma e perfil dos candidatos sofreu alterações. Veja quais foram elas – e tudo que você precisa saber chegar no domingo preparadíssimo.
inalmente chegou o dia: neste domingo (18), em 228 municípios do país, acontece o Concurso Público Nacional Unificado – carinhosamente apelidado de Enem dos Concursos.
Fun fact: esse é o maior concurso da história do país. São mais de 2 milhões de inscritos, que disputarão mais de 6 mil vagas para 21 órgãos federais.
Apesar desse número, vale dizer que são 13 mil aprovados: o governo forma uma espécie de “banco” dos candidatos, que podem ser convocados quando há liberação de cargos. Dependendo da área, a relação candidato x vaga chega a ultrapassar mil candidatos.
A prova deveria ter acontecido no dia 5 de maio, mas foi prorrogada em decorrência das enchentes no Rio Grande do Sul, que impossibilitaram a aplicação no estado. Mas não foi só o cronograma que mudou: desde que foi anunciada, em setembro, os locais da prova, sua folha de respostas e o perfil dos candidatos sofreu alterações (mais sobre elas em instantes).
A seguir, tudo que você, concurseiro, precisa saber para fazer bonito na burocracia no domingo.
Locais e horários
O local de prova você descobre ao acessar um negócio chamado cartão de confirmação de inscrição. Está disponível na área do candidato, aqui. Basta fazer o login com os dados da sua conta gov (bom e velho CPF e senha).
Além do local de prova, no seu cartãozinho, você também tem acesso ao horário e número de inscrição (apesar de não ser obrigatório, vale imprimir e levá-lo no dia. Antes prevenir que remediar).
A prova rola em dois turnos: matutino e noturno. Nesse esquema aqui:
Turno matutino
- Abertura dos portões: 7h30
- Fechamento dos portões: 8h30
- Início da prova: 9h
- Duração: 2h30
Turno vespertino
- Abertura dos portões: 13h
- Fechamento dos portões: 14h
- Início da prova: 14h30
- Duração: 3h30
Dia D
Ok. O que é absolutamente completamente espiritualmente imprescindível no dia da prova? Documento original com foto e uma caneta preta transparente (se você for do time dessa repórter, quatro canetas, caso três outras falhem por obra do destino).
Aplicativos oficiais são aceitos (só lembre de baixá-los antes). Fotos de documentos, por outro lado, não – mesmo que já estejam na galeria do telefone.
O lanchinho e a água estão liberados, mas tem que estar em embalagens lacradas e garrafas transparentes.
Como explicado pela nossa repórter Luana Franzão nesta matéria sobre como estudar para o concurso, a etapa matutina durará 2 horas e meia. Os candidatos do nível superior responderão a 20 questões objetivas sobre conhecimentos gerais e uma prova discursiva de elementos específicos do bloco de carreira escolhido. Os de nível médio, enfrentarão 15 questões objetivas e uma redação.
À tarde, a fase mais longa. Em 3 horas e meia, os inscritos no nível superior solucionarão 50 questões de conhecimentos específicos, e os do nível médio, 45 questões de conhecimentos gerais (como matemática e atualidades do Brasil).
Os candidatos recebem duas folhas, que podem ser levadas para casa, para anotar as alternativas que vão colocar nas provas. Uma de manhã, outra de tarde.
Essa, inclusive, é uma das coisas que mudou: o governo tinha decidido que os candidatos não poderiam levar qualquer tipo de anotação, correndo o risco de eliminação caso desobedecessem.
Mas ainda existem regrinhas: a folha da manhã não pode ser levada para dentro da sala no período da tarde. Ela vai ser guardada no mesmo envelope que ficam seus utensílios como telefones e chaves. E quem quiser levar qualquer uma das duas terá de esperar até os últimos 30 minutos de prova.
O PDF com os cadernos de prova será divulgado no mesmo dia, a partir das 20h, no site do Ministério da Gestão e da Inovação.
E depois?
Seleção das vagas
O apelido não é à toa: a seleção de vagas é no mesmo esquema do Enem. Os candidatos aprovados podem concorrer a qualquer cargo de interesse, e serão selecionados por ordem de preferência.
É assim: você seleciona duas opções de cargo (um deles prioritário). Caso você não passe no primeiro, mas passe no segundo, você permanece no banco de dados da primeira opção.
Calendário completíssimo
- 18/08, às 9h: Aplicação do primeiro turno da prova objetiva e discursiva;
- 18/08, às 15h: Aplicação do segundo turno da prova objetiva e discursiva;
- 18/08, às 20h: Divulgação dos cadernos de provas;
- 20/08: Divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas;
- 20 e 21/08: Prazo para interposição de eventuais recursos quanto às questões formuladas e/ou aos gabaritos divulgados;
- 10/09: Disponibilização da imagem do cartão-resposta;
- 08/10: Divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva;
- 08/10: Convocação para o envio de títulos (via upload);
- 08 e 09/10: Interposição de eventuais pedidos de revisão das notas da discursiva;
- 09 e 10/10: Envio dos títulos;
- 17/10: Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas da prova discursiva;
- 17/10: Convocação para o procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros e indígenas (exclusivamente para os cargos da Funai);
- 17 a 25/10: Prazo para perícia médica (avaliação biopsicossocial) dos candidatos que se declararem com deficiência, para verificar se efetivamente se trata de pessoas com deficiência;
- 02/11: Procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros e indígenas;
- 04/11: Resultado preliminar da avaliação de títulos;
- 04 e 05/11: Prazo para interposição de eventuais recursos quanto ao resultado preliminar da avaliação de títulos;
- 13/11: Divulgação dos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararem com deficiência;
- 13 e 14/11: Prazo para interposição de eventuais recursos quanto aos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararem com deficiência;
- 19/11: Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas dos títulos;
- 21/11: Previsão de divulgação dos resultados finais.
- Janeiro de 2025: Convocação para posse e cursos de formação.
Raio-X dos concurseiros
Mais uma coisa que mudou: o perfil dos participantes. Depois que as datas foram alteradas, 31 mil candidatos desistiram de participar do concurso e pediram reembolso da inscrição. Por isso o raio-x (que tinha sido divulgado em fevereiro), sofreu alterações.
Segundo o Ministério, são 2.114.128 inscritos. Desses, 52,9% são mulheres (1.118.404) e 48,1% homens (925.741). Deles, 415 mil candidatos se declararam negros, 10.300 se disseram indígenas e quase 44 mil, deficientes. Isso dá quase 23% do total. O Ministério parecia desconfiado em relação ao valor, que considerou alto — mas o concurso conta com comissões que confirmarão a veracidade dessas autodeclarações em outubro.
Brasília é o lugar que angariou mais inscritos: 195.687 (9,6% do total).