Enel lança simulador de consumo de energia para ajudar a prever valor da conta de luz

Além de permitir o cálculo por cômodo, a ferramenta também permite com que paulistanos acessem um relatório de consumo geral, que mostra pontos de melhoria na rotina energética da casa. Confira.

Por Sofia Kercher
24 jan 2025, 12h00
Mão coleciona moedas em cima de uma mesa
 (foto/Thinkstock)
Continua após publicidade

Da churrasqueira elétrica ao Playstation 4 – tudo está engordando sua conta de luz. Buscando ajudar na previsibilidade do valor (e ajudar a diminuí-lo, quando necessário), a Enel, distribuidora de luz em São Paulo, lançou um simulador de energia elétrica online e gratuito. 

Por meio dele, consumidores podem selecionar, cômodo por cômodo, a quantidade, a voltagem, e o tempo utilizado por dia de inúmeros eletrodomésticos. Estão disponíveis oito espaços: sala, quarto, banheiro, cozinha, garagem, escritório e área externa. No total, pouco mais de 70 equipamentos (entre processador, abajur, videogames e ar-condicionado, por exemplo) foram disponibilizados pela plataforma. Mas o consumidor também pode adicionar um aparelho inexistente: basta inserir o tempo e a voltagem para receber uma estimativa.

Ao selecionar as informações, o simulador automaticamente oferece o valor por mês gasto com aquele objeto, além do consumo em kWh. Assim, clientes podem entender o impacto daquele valor na conta. 

Além disso, há a opção da ferramenta de analisar o consumo da casa. Ela mostra se o uso está otimizado e alerta para pontos de melhora nos equipamentos com tempo de uso acima da média, indicando o período ideal de utilização para o objeto. 

Dicas para economizar energia

A distribuidora também fornece uma série de dicas para que a conta de luz não pese desnecessariamente no bolso. A primeira delas é a troca de luzes incandescentes e fluorescentes por LED. Além de consumirem 80% menos energia, também aquecem menos o ambiente. 

Continua após a publicidade

Na hora do banho, especialmente no verão, a temperatura morna pode ajudar a economizar cerca de 30% na conta de luz. A Enel aconselha que ele aconteça nas horas mais quentes do dia (lembrando que um banho de 15 min consome energia equivalente a mais de 400 lâmpadas LED acesas por uma hora).

No mais, é ser parcimonioso com os outros objetos da casa. Não deixar o ar condicionado, TVs e videogames ligados desnecessariamente, além de garantir que os eletrodomésticos que precisam ficar ligados – como a geladeira, por exemplo – estejam com a borracha de vedação em bom estado. 

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

ECONOMIZE ATÉ 65% OFF

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.