Enel lança simulador de consumo de energia para ajudar a prever valor da conta de luz
Além de permitir o cálculo por cômodo, a ferramenta também permite com que paulistanos acessem um relatório de consumo geral, que mostra pontos de melhoria na rotina energética da casa. Confira.

Da churrasqueira elétrica ao Playstation 4 – tudo está engordando sua conta de luz. Buscando ajudar na previsibilidade do valor (e ajudar a diminuí-lo, quando necessário), a Enel, distribuidora de luz em São Paulo, lançou um simulador de energia elétrica online e gratuito.
Por meio dele, consumidores podem selecionar, cômodo por cômodo, a quantidade, a voltagem, e o tempo utilizado por dia de inúmeros eletrodomésticos. Estão disponíveis oito espaços: sala, quarto, banheiro, cozinha, garagem, escritório e área externa. No total, pouco mais de 70 equipamentos (entre processador, abajur, videogames e ar-condicionado, por exemplo) foram disponibilizados pela plataforma. Mas o consumidor também pode adicionar um aparelho inexistente: basta inserir o tempo e a voltagem para receber uma estimativa.
Ao selecionar as informações, o simulador automaticamente oferece o valor por mês gasto com aquele objeto, além do consumo em kWh. Assim, clientes podem entender o impacto daquele valor na conta.
Além disso, há a opção da ferramenta de analisar o consumo da casa. Ela mostra se o uso está otimizado e alerta para pontos de melhora nos equipamentos com tempo de uso acima da média, indicando o período ideal de utilização para o objeto.
Dicas para economizar energia
A distribuidora também fornece uma série de dicas para que a conta de luz não pese desnecessariamente no bolso. A primeira delas é a troca de luzes incandescentes e fluorescentes por LED. Além de consumirem 80% menos energia, também aquecem menos o ambiente.
Na hora do banho, especialmente no verão, a temperatura morna pode ajudar a economizar cerca de 30% na conta de luz. A Enel aconselha que ele aconteça nas horas mais quentes do dia (lembrando que um banho de 15 min consome energia equivalente a mais de 400 lâmpadas LED acesas por uma hora).
No mais, é ser parcimonioso com os outros objetos da casa. Não deixar o ar condicionado, TVs e videogames ligados desnecessariamente, além de garantir que os eletrodomésticos que precisam ficar ligados – como a geladeira, por exemplo – estejam com a borracha de vedação em bom estado.