É possível assinar documentos pelo Gov.br; confira
O serviço é 100% gratuito, vale como uma assinatura física e pode ser feito por quem tem uma conta prata ou ouro. Confira.

Se você precisa autenticar um documento e está receoso de fazê-lo online, é possível contar com o respaldo do Governo Federal. Por meio da sua conta gov.br, você consegue gerar um documento com assinatura digital que tem a mesma validade de um com assinatura física. A modalidade é 100% gratuita.
Qualquer cidadão pode utilizar o serviço, contanto que tenha uma conta prata ou ouro. Para isso, é preciso ter reconhecimento facial no aplicativo (disponível para iOS e Android); ter seu banco credenciado ou ter validado sua identidade por meio de um certificado digital. Para verificar se sua conta já tem a validação necessária, só conferir neste link.
Passo a passo
Para utilizar o serviço, basta acessar sua conta no gov.br; adicionar o arquivo que deverá ser assinado (eles devem ter extensão .DOC ou .DOCX ou .ODT ou .JPG ou .PNG ou .PDF, com até 100MB).
Em seguida, escolha o local da sua assinatura no documento. Para validar, só clicar no botão “assinar digitalmente.”
Depois dessa etapa, você precisará fazer o download do arquivo e enviá-lo a quem maos precisa assinar. O processo para eles será o mesmo.