Dia 23 de abril é feriado? Quais cidades folgam no dia de São Jorge?

Esse feriado é só para cariocas – e outras 5 cidades. Veja quem foi o santo padroeiro do Rio.

Por Leo Caparroz
Atualizado em 23 abr 2025, 17h55 - Publicado em 23 abr 2025, 08h00
São Jorge e o Dragão, Gustave Moreau, 1880s
 (Domínio Publico/Reprodução)
Continua após publicidade

Dia 23 de abril é o Dia de São Jorge. Se você mora no Rio de Janeiro, sorte sua: a data é feriado estadual. Desde 2019, com uma lei sancionada pelo então governador Wilson Witzel, São Jorge é considerado o padroeiro do estado do Rio – ao lado de São Sebastião.

Curiosamente, o Dia de São Jorge já era feriado estadual desde 2008.

Além do Rio, cinco cidades do Brasil também vão comemorar o feriado de hoje por terem São Jorge como seu santo padroeiro. São elas: São Jorge de Ilhéus, na Bahia; São Jorge d’Oeste, São Jorge do Ivaí e São Jorge do Patrocínio, todas no Paraná; e São Jorge, no Rio Grande do Sul.

Quem foi São Jorge?

A data é uma lembrança a São Jorge, que teria morrido em 23 de abril de 303 d.C. Para os adeptos da fé católica, São Jorge é um símbolo da força de Deus na luta em favor dos povos excluídos e marginalizados.

São Jorge é considerado padroeiro dos cavaleiros, soldados, escoteiros, esgrimistas e arqueiros. Ele é representado por um guerreiro com uma lança montado em um cavalo branco, e é considerado um símbolo de coragem no catolicismo.

Continua após a publicidade

Historicamente, pesquisadores afirmam não existirem comprovações de que ele tenha realmente existido – o que não é necessariamente importante para as religiões e pessoas que acreditam em sua história.

Segundo a lenda, ele teria nascido por volta de 280 d. C. na Capadócia, antes de migrar para a Palestina. Lá, ele foi integrante do exército do Império Romano até ser morto decapitado por se negar a matar e perseguir cristãos.

O Djavan provavelmente vai ficar triste em saber que São Jorge não tem dragão pra emprestar. Existe a lenda de que ele o santo guerreiro teria matado um dragão para salvar uma jovem virgem de ser oferecida em sacrifício. Dragões não existem, é claro. 

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

ECONOMIZE ATÉ 65% OFF

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.