Dia 23 de abril é feriado? Quais cidades folgam no dia de São Jorge?
Esse feriado é só para cariocas – e outras 5 cidades. Veja quem foi o santo padroeiro do Rio.

Dia 23 de abril é o Dia de São Jorge. Se você mora no Rio de Janeiro, sorte sua: a data é feriado estadual. Desde 2019, com uma lei sancionada pelo então governador Wilson Witzel, São Jorge é considerado o padroeiro do estado do Rio – ao lado de São Sebastião.
Curiosamente, o Dia de São Jorge já era feriado estadual desde 2008.
Além do Rio, cinco cidades do Brasil também vão comemorar o feriado de hoje por terem São Jorge como seu santo padroeiro. São elas: São Jorge de Ilhéus, na Bahia; São Jorge d’Oeste, São Jorge do Ivaí e São Jorge do Patrocínio, todas no Paraná; e São Jorge, no Rio Grande do Sul.
Quem foi São Jorge?
A data é uma lembrança a São Jorge, que teria morrido em 23 de abril de 303 d.C. Para os adeptos da fé católica, São Jorge é um símbolo da força de Deus na luta em favor dos povos excluídos e marginalizados.
São Jorge é considerado padroeiro dos cavaleiros, soldados, escoteiros, esgrimistas e arqueiros. Ele é representado por um guerreiro com uma lança montado em um cavalo branco, e é considerado um símbolo de coragem no catolicismo.
Historicamente, pesquisadores afirmam não existirem comprovações de que ele tenha realmente existido – o que não é necessariamente importante para as religiões e pessoas que acreditam em sua história.
Segundo a lenda, ele teria nascido por volta de 280 d. C. na Capadócia, antes de migrar para a Palestina. Lá, ele foi integrante do exército do Império Romano até ser morto decapitado por se negar a matar e perseguir cristãos.
O Djavan provavelmente vai ficar triste em saber que São Jorge não tem dragão pra emprestar. Existe a lenda de que ele o santo guerreiro teria matado um dragão para salvar uma jovem virgem de ser oferecida em sacrifício. Dragões não existem, é claro.