Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Relâmpago: Assine Digital Completo por 1,99/mês

Como funciona a nova Conta Adolescente do Instagram

Contas pertencentes a jovens entre 13 e 17 anos terão limites sobre quem pode entrar em contato com eles e o conteúdo que eles veem. Confira.

Por Leo Caparroz
Atualizado em 9 out 2025, 15h24 - Publicado em 9 out 2025, 15h00
Foto de um adolescente mexendo no celular enquanto esta sentado no sofa.
 (MoMo Productions/Getty Images)
Continua após publicidade

Desde fevereiro deste ano, a Meta começou a implementar a Conta de Adolescente do Instagram no Brasil. Trata-se de uma série de medidas e restrições no funcionamento da rede para atender algumas das preocupações dos pais: como com quem os adolescentes estão conversando online, que tipo de conteúdo aparece para eles e quanto tempo passam no aplicativo.

“Em breve, os adolescentes com menos de 18 anos no Brasil serão automaticamente inseridos nessa nova experiência”, afirmou a Meta em um comunicado no começo do ano. “Com o objetivo de alcançar o maior número possível de pais e adolescentes, também iremos iniciar uma campanha de marketing para conscientizar este público sobre essa nova experiência.”

Hoje, a Meta afirma que as Contas de Adolescente já estão globalmente disponíveis.

Como funcionam as Contas de Adolescente do Instagram?

Jovens que tenham idade entre 13 e 17 anos têm, automaticamente, restrições aplicadas a suas contas. Lembrando que é preciso ter mais de 13 anos para se cadastrar no Instagram.

As principais medidas dizem respeito ao tipo de conteúdo e de pessoas que podem interagir com essa conta protegida. 

Continua após a publicidade

As Contas de Adolescente são configuradas automaticamente para serem privadas. Isso significa que apenas pessoas aprovadas podem seguir a conta protegida e visualizar e interagir com as fotos e vídeos do adolescente. As Contas de Adolescente também não podem receber mensagens de qualquer pessoa. Essas restrições bloqueiam contatos de contas desconhecidas que o usuário não segue.

Além disso, os adolescentes são automaticamente colocados na configuração mais restrita de controle de conteúdo do Instagram. Isso limita a exposição a vídeos e fotos que são considerados sensíveis em áreas como o Explorar e o Reels. Para o Instagram, conteúdos sensíveis englobam violência (incluindo pessoas brigando e machucados graves), conteúdo sexualmente explícito ou sugestivo, e que promovem certos produtos “adultos” como tabaco e vapes.

As Contas de Adolescente também tem um limite de tempo de uso diário. Depois de 60 minutos passados no app, os usuários recebem um lembrete para fechar o Instagram. Por padrão, essas contas também vem com o modo de descanso ligado. Todos os dias, das 22h às 7h, as notificações são silenciadas e o jovem verá um lembrete para deixar o app.

Continua após a publicidade

Mas e quando o adolescente mentir a idade?

Quem nunca mentiu a idade em um cadastro que atire a primeira pedra. Isso seria, claro, uma forma de burlar as barreiras da conta. A Meta, obviamente, tem consciência de que isso é uma possibilidade, e afirma já ter cogitado possibilidades de impedir essa fraude.

“Sabemos que os adolescentes podem mentir sobre a idade, e por isso estamos tomando medidas para impedir essa prática. Isso inclui, por exemplo, o uso de informações sobre a conta original de um adolescente para impedi-lo de usar uma nova conta com idade adulta ou impedir que os adolescentes vinculem suas contas a contas com idade adulta”, afirmam.

Vale lembrar que essas configurações não podem ser alteradas sem a permissão de um dos pais ou responsáveis.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

ECONOMIZE ATÉ 65% OFF

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.