Como funciona a nova Conta Adolescente do Instagram
Contas pertencentes a jovens entre 13 e 17 anos terão limites sobre quem pode entrar em contato com eles e o conteúdo que eles veem. Confira.
Desde fevereiro deste ano, a Meta começou a implementar a Conta de Adolescente do Instagram no Brasil. Trata-se de uma série de medidas e restrições no funcionamento da rede para atender algumas das preocupações dos pais: como com quem os adolescentes estão conversando online, que tipo de conteúdo aparece para eles e quanto tempo passam no aplicativo.
“Em breve, os adolescentes com menos de 18 anos no Brasil serão automaticamente inseridos nessa nova experiência”, afirmou a Meta em um comunicado no começo do ano. “Com o objetivo de alcançar o maior número possível de pais e adolescentes, também iremos iniciar uma campanha de marketing para conscientizar este público sobre essa nova experiência.”
Hoje, a Meta afirma que as Contas de Adolescente já estão globalmente disponíveis.
- Desenvolvimento pessoalTudo o que você precisa saber sobre o brain rot – e como revertê-lo
- Desenvolvimento pessoalComo um hobby consciente pode ajudar a quebrar o hábito de ficar rolando a tela do celular e consumindo negatividade
- SociedadeUso descontrolado de smartphones e redes sociais está transformando ansiedade em epidemia entre os jovens
Como funcionam as Contas de Adolescente do Instagram?
Jovens que tenham idade entre 13 e 17 anos têm, automaticamente, restrições aplicadas a suas contas. Lembrando que é preciso ter mais de 13 anos para se cadastrar no Instagram.
As principais medidas dizem respeito ao tipo de conteúdo e de pessoas que podem interagir com essa conta protegida.
As Contas de Adolescente são configuradas automaticamente para serem privadas. Isso significa que apenas pessoas aprovadas podem seguir a conta protegida e visualizar e interagir com as fotos e vídeos do adolescente. As Contas de Adolescente também não podem receber mensagens de qualquer pessoa. Essas restrições bloqueiam contatos de contas desconhecidas que o usuário não segue.
Além disso, os adolescentes são automaticamente colocados na configuração mais restrita de controle de conteúdo do Instagram. Isso limita a exposição a vídeos e fotos que são considerados sensíveis em áreas como o Explorar e o Reels. Para o Instagram, conteúdos sensíveis englobam violência (incluindo pessoas brigando e machucados graves), conteúdo sexualmente explícito ou sugestivo, e que promovem certos produtos “adultos” como tabaco e vapes.
As Contas de Adolescente também tem um limite de tempo de uso diário. Depois de 60 minutos passados no app, os usuários recebem um lembrete para fechar o Instagram. Por padrão, essas contas também vem com o modo de descanso ligado. Todos os dias, das 22h às 7h, as notificações são silenciadas e o jovem verá um lembrete para deixar o app.
Mas e quando o adolescente mentir a idade?
Quem nunca mentiu a idade em um cadastro que atire a primeira pedra. Isso seria, claro, uma forma de burlar as barreiras da conta. A Meta, obviamente, tem consciência de que isso é uma possibilidade, e afirma já ter cogitado possibilidades de impedir essa fraude.
“Sabemos que os adolescentes podem mentir sobre a idade, e por isso estamos tomando medidas para impedir essa prática. Isso inclui, por exemplo, o uso de informações sobre a conta original de um adolescente para impedi-lo de usar uma nova conta com idade adulta ou impedir que os adolescentes vinculem suas contas a contas com idade adulta”, afirmam.
Vale lembrar que essas configurações não podem ser alteradas sem a permissão de um dos pais ou responsáveis.
Lote extra do PIS/Pasep: saiba quem tem direito a receber
Grupo Heineken abre plataforma de cursos online e gratuitos
O que o ChatGPT está fazendo com o seu cérebro
Uma conversa é como jazz: é preciso ter coordenação e saber improvisar
Quem tem direito ao PIS e ao Pasep?