Carnaval movimenta consumo em todo o país, com alta de 13%

Dados do Itaú Unibanco mostram que a festança também agita a economia – especialmente o setor de bebidas e restaurantes.

Por Leo Caparroz
Atualizado em 12 mar 2025, 12h11 - Publicado em 12 mar 2025, 12h00
Retrato de uma mulher adulta se divertindo com os amigos no carnaval de rua.
 (FG Trade/Getty Images)
Continua após publicidade

Que o Carnaval é a festa mais movimentada do Brasil, todo mundo já sabe. A quantidade de gente viajando para a praia, indo para os bloquinhos ou passeando para aproveitar o feriado é uma verdadeira peregrinação.

Mas o Carnaval não faz só foliões se mexerem, a economia também fica bem agitada durante esses dias.

Dados apurados pelo Itaú Unibanco apontam um crescimento de 13% nas vendas realizadas pelo comércio entre o sábado de carnaval (01 de março) e a quarta-feira de cinzas (05 de março), na comparação com o mesmo período do ano anterior (do dia 10 ao dia 14 de fevereiro). Os números consideram as vendas realizadas por débito ou crédito e Pix QR Code, de pessoa física (PF) para pessoa jurídica (PJ), tanto no e-commerce quanto presencialmente via maquininhas.

A maior festa do Brasil movimentou, mais uma vez, o consumo de produtos e serviços nas principais praças do país. Para a surpresa de ninguém, as categorias que mais tiraram proveito do feriado foram os serviços que os foliões mais precisam para curtir a festa.

Entre os setores que mais se beneficiaram com a alta puxada pelo Carnaval se destacam alimentos e bebidas, com crescimento de 17,3% no intervalo, bares e restaurantes, com aumento de 16,7%, combustível, com alta de 15,6%, e hotéis, com máxima de 14,7%.

Continua após a publicidade

Embora não esteja diretamente relacionado à festividade, o setor de construção também apresentou alta. No caso, houve um crescimento de 15,1%.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

ECONOMIZE ATÉ 65% OFF

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.