Carnaval movimenta consumo em todo o país, com alta de 13%
Dados do Itaú Unibanco mostram que a festança também agita a economia – especialmente o setor de bebidas e restaurantes.

Que o Carnaval é a festa mais movimentada do Brasil, todo mundo já sabe. A quantidade de gente viajando para a praia, indo para os bloquinhos ou passeando para aproveitar o feriado é uma verdadeira peregrinação.
Mas o Carnaval não faz só foliões se mexerem, a economia também fica bem agitada durante esses dias.
Dados apurados pelo Itaú Unibanco apontam um crescimento de 13% nas vendas realizadas pelo comércio entre o sábado de carnaval (01 de março) e a quarta-feira de cinzas (05 de março), na comparação com o mesmo período do ano anterior (do dia 10 ao dia 14 de fevereiro). Os números consideram as vendas realizadas por débito ou crédito e Pix QR Code, de pessoa física (PF) para pessoa jurídica (PJ), tanto no e-commerce quanto presencialmente via maquininhas.
A maior festa do Brasil movimentou, mais uma vez, o consumo de produtos e serviços nas principais praças do país. Para a surpresa de ninguém, as categorias que mais tiraram proveito do feriado foram os serviços que os foliões mais precisam para curtir a festa.
Entre os setores que mais se beneficiaram com a alta puxada pelo Carnaval se destacam alimentos e bebidas, com crescimento de 17,3% no intervalo, bares e restaurantes, com aumento de 16,7%, combustível, com alta de 15,6%, e hotéis, com máxima de 14,7%.
Embora não esteja diretamente relacionado à festividade, o setor de construção também apresentou alta. No caso, houve um crescimento de 15,1%.