Black Friday: 44% dos brasileiros devem gastar entre R$ 1 mil e R$ 4 mil
Compras online, produtos caros e disposição dependente de descontos. Uma pesquisa mostrou o perfil dos consumidores que devem aproveitar das ofertas da Black Friday. Confira.
Black Friday já chegou. A sexta-feira que promete ofertas imperdíveis em diversos produtos é uma ocasião em que muitos decidem quebrar o cofrinho. Uma pesquisa realizada pelo Reclame Aqui, com 1,8 mil consumidores, mostrou como, quanto e com o quê os brasileiros planejam gastar. Confira alguns dos destaques:
- 43,94% dos consumidores devem gastar entre R$1 mil e R$4mil;
- 27,05% dos consumidores dizem que vão gastar entre R$100 e R$500.
Contudo, não pense que os entrevistados vão comprar uma pilha gigante de livros ou vários sapatos e roupas. A cifra é alta porque vários dos consumidores vão usar a Black Friday como oportunidade de comprar novos aparelhos eletrônicos, como celulares, notebooks, TVs, drone e caixas de som (51,36%) ou investir em eletrodomésticos grandes, como geladeiras, fogões e máquinas de lavar (35,56%).
É raro que itens como esses, que costumam ser caros, ganhem descontos significativos – sendo assim, a Black Friday é uma chance muito esperada.
A pesquisa ainda mostra a intenção de compra de outras categorias de produtos:
- Moda e vestuário (roupas, calçados, acessórios) – 37,87%
- Casa e decoração (móveis, utensílios, decoração) – 33,79%
- Beleza e saúde (perfumes, cosméticos, suplementos) – 28,07%
- Eletroportáteis (sanduicheira, batedeira, liquidificador) – 22,75%
Crédito ou débito?
Com coisas caras aparecendo com bons (e nada comuns) descontos, o consumidor pode ver a Black Friday como, novamente, uma chance imperdível de comprar algo que ele precisava. Sendo assim, parcelar os produtos no cartão de crédito é a modalidade de compra preferida para essa Black Friday – 60,35% dos consumidores vão optar por ela. Quem também aparece na pesquisa é o PIX, que completou 4 anos de existência e já mudou o estilo de compra dos brasileiros.
Gastar ou não gastar?
Claro que tem a galera que não tem nenhum produto no radar e que não está afim de gastar dinheiro. Segundo a pesquisa, 21,46% dos consumidores já decidiram que não vão comprar nada nessa sexta.
Do outro lado da moeda, os outros 78,54% restantes disseram que ou já planejam ir às compras ou estão indecisos, esperando que bons descontos apareçam. Essa fatia da pesquisa mostra que até existe disposição a gastar, mas ela está atrelada à disposição das lojas de oferecerem boas ofertas: para 61,44% de quem respondeu à pesquisa, a compra vai depender das promoções e dos preços.
Aqueles que aguardam ansiosamente pela Black Friday, os gastadores de carteirinha, que pretendem comprar igual ou mais que ano passado, somam 24,45%. Enquanto aqueles que pensam em gastar menos em relação à data do ano passado somam 75,54%. Aparentemente, os consumidores estão um pouco menos emocionados com a Black Friday deste ano.
Presente de Natal?
Existe essa impressão de que o brasileiro vai às compras na Black Friday pensando em comprar os presentes de Natal. Bom, isso é só meio verdade. Entre os pesquisados, 50,48% dos consumidores que vão às compras hoje afirmaram que não vão adiantar os presentes. O número caiu bastante em relação a 2023, quando 62% dos compradores estavam se preparando para as festas de fim de ano. Segundo Edu Neves, CEO e cofundador do Reclame Aqui, a relação entre os preços e os descontos reduziu a empolgação com a Black Friday e a pressa com as compras de Natal.
Galera do online
A maioria dos consumidores vai optar por fazer suas compras da Black online. Lojas na internet, como sites, e-commerces, marketplaces e apps contam com 75,14% das intenções de compra esse ano. Em 2023, a proporção entre lojas físicas ou digitais era mais equilibrada, mas, esse ano, voltou a pender para as feitas online.
E você, leitor, já está de olho em algum produto específico? Planeja gastar com alguma coisa nessa Black Friday? Boas compras!