Bíblia, Colleen Hoover e Turma da Mônica: estes são os livros e autores favoritos dos brasileiros
Segundo uma pesquisa, o brasileiro gosta de livros religiosos, autores nacionais e de seguir tendências literárias. Veja os dados.

A edição mais recente do levantamento “Retratos da Leitura no Brasil” trouxe informações importantes sobre os hábitos de leitura no país. O principal dado é de que, nos últimos quatro anos, o Brasil perdeu 7 milhões de leitores. Atualmente, 53% do país não lê.
A pesquisa também analisou as preferências desses 47% que são leitores, como os gostos por gêneros, autores, obras específicas e quantidade de livros lidos. Confira:
Os 10 livros mais marcantes:
- Bíblia;
- O Pequeno Príncipe;
- Turma da Mônica;
- Harry Potter;
- Diário de um Banana;
- A Culpa é das Estrelas;
- Sítio do Pica-Pau Amarelo;
- A Cabana;
- Crepúsculo;
- Violetas na Janela.
Completando a lista de 28 títulos, estão O Menino Maluquinho; Gibis/História em Quadrinhos; Dom Casmurro; Pai Rico, Pai Pobre; 50 Tons de Cinza; Capitães da Areia; As Crônicas de Nárnia; O Diário de Anne Frank; Como Eu Era Antes de Você; Vidas Secas; Cinderela; Os Três Porquinhos; Iracema; A Arte da Guerra; O Grande Conflito; O Alquimista; Chapeuzinho Vermelho; e Meu Pé de Laranja Lima.
Pela quarta vez consecutiva, a Bíblia foi o livro mais marcante para os entrevistados da pesquisa. Das 5158 pessoas que responderam, 485 responderam que a Bíblia havia sido o livro mais marcante ou que mais tinha gostado de ler – O Pequeno Príncipe, que ficou em segundo lugar, recebeu 59 respostas.
Dá para perceber o apelo que os livros religiosos têm no brasileiro – além da Bíblia, claro, três livros da lista têm a religião como assunto principal (A Cabana, Violetas na Janela e O Grande Conflito). Café com Deus Pai foi o terceiro livro mais respondido na pergunta “qual é o último livro que você leu ou está lendo?”.
Os autores mais conhecidos:
- Machado de Assis;
- Monteiro Lobato;
- Mauricio de Sousa;
- Clarice Lispector;
- Jorge Amado;
- Carlos Drummond de Andrade;
- Augusto Cury;
- Paulo Coelho;
- Cecília Meireles;
- Zibia Gasparetto;
- Chico Xavier;
- J. K. Rowling;
- Ariano Suassuna;
- Fernando Pessoa;
- Colleen Hoover.
Machado, que teve 306 menções, ficou em primeiro com bastante folga – exatas 120 menções acima do segundo lugar, Monteiro Lobato, com 186. O quadrinista Mauricio de Souza fechou o pódio, com 114.
O top 3 também se repetiu quando a pergunta era sobre os autores favoritos. Contudo, o restante da lista deu uma embaralhada. Confira:
Os autores que os brasileiros mais gostam:
- Machado de Assis
- Monteiro Lobato
- Mauricio de Sousa
- Augusto Cury
- Paulo Coelho
- Jorge Amado
- Zibia Gasparetto
- Clarice Lispector
- Carlos Drummond de Andrade
- Chico Xavier
- Colleen Hoover
- J. K. Rowling
- Ariano Suassuna
- Cecília Meireles
- Agatha Christie
Dessas listas, os únicos autores estrangeiros são três mulheres muito conhecidas no mundo da literatura: Agatha Christie, a “Rainha do Mistério”, referência máxima na literatura policial; J. K. Rowling, autora da saga Harry Potter; e Colleen Hoover, autora de romances para jovens adultos, mais conhecida por É Assim que Acaba.
(Convenhamos, Clarice Lispector pode até ter nascido na Ucrânia, mas ela sempre se considerou brasileira).
E o que aprendemos?
A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil acompanha, desde 2007, o desenvolvimento do cenário de leitura no país. Realizada pelo Instituto Pró-Livro (IPL) e patrocinada pelo Itaú Unibanco, ela busca conhecer o comportamento e características do leitor brasileiro, suas relações com os livros e hábitos de leitura. Nesta edição, foram entrevistados 5.504 pessoas em 208 municípios.
A partir dos dados de autores e livros, é possível perceber que, dentre o público leitor, a literatura brasileira é, sim, bem valorizada. Lobato e Maurício de Souza levam o impacto de sua literatura infantil para a vida adulta de seus leitores. O brasileiro gosta (bastante) de ler livros e autores religiosos. Mas também tem um espaço para literatura “tradicional” e autores do momento.