8 milhões de CPFs terão chaves Pix excluídas por irregularidades com a Receita Federal

Saiba como consultar a sua situação e evitar perder a sua chave Pix.

Por Leo Caparroz
Atualizado em 11 mar 2025, 16h07 - Publicado em 10 mar 2025, 17h00
Superintendência da Receita Federal, em Brasília.
Superintendência da Receita Federal, em Brasília. (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Continua após publicidade

Nesta última quinta-feira (6), o Banco Central (BC) informou que cerca de oito milhões de chaves Pix estão com alguma irregularidade na base de dados da Receita Federal relativa ao CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) do titular. Por causa disso, todas essas chaves correm o risco de serem suspensas.

De acordo com dados oficiais do Banco Central, existem cerca de 836 milhões de chaves Pix cadastradas no país. Dessas, 796 milhões pertencem a pessoas físicas e 39,8 milhões, a empresas. Fazendo as contas, o total de chaves Pix problemáticas representa 1% do total.

Porém, cada pessoa (física ou jurídica) pode ter mais de uma chave Pix cadastrada – email, telefone, CPF/CNPJ ou uma chave aleatória. Como resultado, o número de usuários cadastrados no Pix é menor do que a quantidade de chaves: são 157,8 milhões de pessoas físicas e 15,6 milhões de empresas.

Muitas chaves Pix existentes são um potencial problema para o Banco Central. Por causa disso, o BC foi motivado a realizar uma revisão na sua base de dados. A entidade aprimorou algumas de suas travas de segurança para a transação com o objetivo de dificultar a vida de golpistas.

Ou seja, quem tem o CPF em situação irregular não vai poder mais criar chaves Pix para receber dinheiro. Contudo, essas pessoas ainda vão poder usar o Pix para fazer pagamentos.

Continua após a publicidade

“Com as novas medidas, será mais difícil para os golpistas manterem chaves Pix com nomes diferentes daqueles armazenados nas bases da Receita Federal”, afirma o Banco Central.

“É importante salientar que as medidas aprovadas não irão mudar em nada a forma como as pessoas e as empresas fazem ou recebem Pix. Elas são medidas operacionais, que trazem mais exigências de segurança para os participantes, a fim de combater as fraudes no Pix”, afirma a entidade.

Como consultar se o CPF está irregular com a Receita Federal?

Primeiro, você precisa saber se o seu CPF está em alguma das seguintes situação cadastral: Suspensa, Cancelada, Titular Falecido ou Nula.

Continua após a publicidade

Você deve consultar o site da Receita Federal, na aba Comprovante de Situação Cadastral. Depois de digitar seus dados e prosseguir, a página vai informar a sua situação.

Também é possível consultar através do portal e-CAC, utilizando o login gov.br. Preenchendo o login e senha, o portal informa os dados cadastrais do CPF e a situação cadastral.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

ECONOMIZE ATÉ 65% OFF

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.