17 milhões de pessoas já emitiram a nova carteira de identificação
O novo documento, que pode ser feito gratuitamente, vai unificar o RG e o CPF em um único número. Veja como emiti-lo.

Mais de 17 milhões de brasileiros já emitiram a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Os dados foram divulgados pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos nesta segunda-feira (16).
A ideia do novo documento é substituir o RG e o CPF por um único número, simplificando a vida do brasileiro. E não se preocupe, o número da CIN vai ser o seu bom e velho CPF, então não vai precisar decorar uma nova sequência.
A CIN é padronizada em todo o território brasileiro. O que resolve um problema que o RG tinha: como cada estado cuidava de emitir seus próprios documentos, os números não seguiam um padrão nacional. Além disso, uma mesma pessoa podia ter vários RGs.
Segundo o ministério, a nova Carteira de Identificação reduz fraudes, melhora os cadastros administrativos e qualifica o acesso a serviços públicos digitais.
Como tirar a sua CIN
Quer aproveitar essa oportunidade para aposentar de vez o seu RG antigo? Saiba que tirar a primeira via da sua CIN é completamente gratuito. Para fazer a troca do seu documento pela nova identidade é só marcar a data em algum posto de emissão e aparecer lá com sua Certidão de Nascimento ou de Casamento. Para quem tem menos de 16 anos, o representante legal precisa estar presente.
Acesse este link e saiba como emitir a sua CIN em seu estado.
Por enquanto, seu RG ainda é aceito por aí. Contudo, a partir de 2032, a nova CIN vai ser obrigatória para todo mundo. O prazo para emiti-la pode ser de 8 anos, mas não vai procrastinar até a data chegar, viu? Não deixe para 2032 o que pode fazer hoje. Caso queira mais informações, dá para consultar o site do governo dedicado ao assunto, aqui.